
A Caravana Étnico-Cultural de Santa Felicidade, neste sábado (5/11), terá sete apresentações artísticas que fazem parte da produção cultural na cidade.
Entre elas, estão a estreia da peça Moiras Negras e o coral Vozes de Angola, grupo formado por migrantes angolanos cegos que ganhou destaque na cidade nos últimos anos.
Grécia, África
Moiras Negras é uma peça que transpõe para elementos tradicionais da mitologia grega para o universo africano. As moiras eram mulheres responsáveis pelo destino (nascimento, vida e morte) e pairavam, inclusive, acima dos deuses.
A atriz e produtora Cleo Cavalcantty, que se apresenta ao lado de Luana Godin, explica que a ideia foi ressignificar o clássico a partir de analogias. Dessa forma, Cleo traz novos ângulos de interpretação, mudando o foco tradicional, pelo qual a perspectiva eurocêntrica sempre prepondera.
“E se os grandes heróis fossem africanos?”, pergunta ela, que escreveu e produziu a peça a partir de edital da Fundação Cultural de Curitiba.
Assim, Oxum assume o lugar de Láquesis (criadora da vida), Iansã assume o lugar da Cloto grega (senhora dos destinos); e Nanã faz as vezes de Átropos (ligada ao fim da vida).
A dupla se apresentou no último Festival de Teatro de Curitiba com a peça Sobre Lendas e Mulheres.
Vozes
Entre as apresentações musicais, o sábado terá o coral Vozes de Angola, formado por angolanos cegos que migraram para o Brasil no início dos anos 2000, em decorrência da guerra civil em seu país. O grupo já se apresentou em várias cidades brasileiras.
A apresentação musical reúne um repertório eclético, com músicas em dialetos africanos e também populares brasileiras, gospel e composições próprias.
Programação
Caravana Étnico-Cultural de Santa Felicidade
Feira, apresentações culturais e lazer.
Sábado, 5/11.
Das 14h às 18h.
Praça Neuma Cortes Monclaro, Rua Alexandre Marcoski, 46. São Braz.
14h – Cleo Cavalcantty e Luana Godin – Moiras Negras – Recontando.
14h30 – Mateus Azevedo – A cultura Cigana no Jazz Manouche.
15h – Ritmos nas Regionais – Um quinteto de música
15h30 – Apresentação do Coral Vozes de Angola
16h – Fala dos organizadores e entrega de certificados para os homenageados
16h30 – Welington Márcio dos Santos – No balanço de Angola
17h10 – Leon, Eliane e Cabeça – Oficina Samba de Coco
17h40 – Brisan Ferreira N’chalá – Live Sessões – Projeto Respeito