Caricaturista Simon Taylor lança seu 4º livro “Em Curitiba em Traço”, neste domingo

Apresentação ao público será nas Arcadas de São Francisco, no próximo dia 10 de dezembro

Redação Bem Paraná com assessoria
e92e8b59-61df-4eb5-8dd8-195059ad6b2f

Reprodução

Um caricaturista urbano que retrata a arquitetura das cidades em estilo livre. É assim que se define o curitibano Simon Taylor, que no próximo dia 10 de dezembro, um domingo, lança seu quarto livro, “Curitiba Em Traço”. A obra tem 100 páginas ilustradas com paisagens e cenários da capital paranaense, sob a ótica do artista, além de legendas que contam experiências pessoais de Simon com a cidade.

Aos 49 anos, o cartunista já trabalhou nos jornais Folha da Imprensa, Hora H e Jornale, produzindo charges políticas com um estilo bem-humorado. Neste ano, começou a se aventurar na pintura de telas e aquarelas.

Seus livros anteriores, “Meus Cases de Sucesso”, de 2013, uma crítica social às loucuras que as pessoas são capazes de fazer em busca do sucesso comercial; e “Caricaturas da Arquitetura” (2017) e “Caricaturas da Arquitetura II” (2019), ajudaram a moldar seu estilo atual.

Sobretudo a partir de 2013, quando o artista conheceu o movimento Urban Sketchers e passou a estar diariamente nas ruas, desenhando a arquitetura e as pessoas. “Eu reúno meus materiais e vou desenhar. Foi daí que veio minha identificação com a cidade, com as ruas, é impressionante, é uma experiência muito rica”, acrescenta. Simon se identificou tanto com o movimento que criou o grupo Urban Sketchers Curitiba, que reúne artistas que desenham a cidade há quase 9 anos.

Paranista contemporâneo

Admirador do trabalho do cartunista Henfil e dos pintores paranaenses Theodoro De Bona, Alfredo Andersen e do mais icônico deles, Poty Lazzarotto, Simon Taylor é um autodidata. “Sempre fui de observar muito, olhar as pessoas segurando o lápis”, conta.

Simon Taylor explica como é o processo da pintura sobre as telas, uma técnica mista de cor em acrílica. “A pintura é feita com tinta, para não perder o traço. Eu seleciono as telas e desenho sobre elas com caneta e nanquim, para depois colorir com tinta acrílica”, explica o artista, que atualmente se define como um pintor paranista contemporâneo.

A partir do momento que começou a pintar as telas e aquarelas Simon Taylor conheceu o marchand Robson Krieger, da galeria Studio R. Krieger, que passou a representá-lo. “Eu reconheci no Simon um talento nato, de quem expressa com sua não-linearidade de traços a sutileza de grandes nomes da arte paranaense”, afirma Robson.

Com a contracapa escrita por Dante Mendonça, que ocupa a cadeira número 1 da Academia Paranaense de Letras, a obra “Curitiba Em Traço” será lançada no próximo dia 10.12, às 10h, nas Arcadas de São Francisco.

O livro já parte com 600 cópias vendidas, fruto de aquisições feitas pelos patrocinadores do projeto. “Espero que a obra agrade tanto quem mora aqui quanto o turista, ela mexe com a admiração afetiva das pessoas. É isso que esperar alcançar com a minha arte, a cidade, o desenho, o humor e a música”, finaliza o artista.

Serviço

Lançamento do livro Curitiba Em Traço

Data: 10 de dezembro

Horário: 10h

Local: Sala Poty Lazzarotto, nas Arcadas de São Francisco

Endereço: Praça João Cândido, número zero

Oferecimento: Arns de Oliveira Advogados Associados, Cia Ambiental, Desjoyaux Piscinas, Studio R. Krieger, Valore ElbruseWatchtime

Site: www.simontaylor.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/simon3ss/