
A história de Curitiba é marcada por migrações que ajudaram a formar sua identidade. A influência das culturas de outros países está presente na gastronomia, nas tradições locais e em pontos turísticos que homenageiam e preservam as histórias.
O Bem Paraná separou cinco dicas de lugares que celebram a cultura dos imigrantes que chegaram em Curitiba nos séculos passados. Confira:
Bosque Alemão
O Bosque Alemão é um espaço que celebra a herança alemã em Curitiba. Com uma trilha que remete ao conto de “João e Maria”, o bosque mistura natureza e cultura, uma das atrações do local é a “Biblioteca da Bruxa”. Outro elemento de destaque do parque é o Oratório Bach, que homenageia o compositor Johann Sebastian Bach. O espaço é destinado a espetáculos de música clássica
Local: Rua Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho
Horário: segunda-feira a domingo, das 8h às 20h
Bosque do Papa
O Bosque do Papa abriga o Memorial Polonês, composto por casas de troncos que relembram as construções típicas dos primeiros imigrantes poloneses. Dentro das casas, estão expostos móveis, ferramentas agrícolas e objetos religiosos que refletem a vida cotidiana dos poloneses que chegaram a Curitiba no século XIX. O local foi inaugurado em 1980, após a visita do Papa João Paulo II.
Local: Rua Wellington de Oliveira Vianna, 33 – Centro Cívico
Horário: segunda-feira a domingo, das 9h às 17h
Memorial Árabe
O Memorial Árabe, próximo ao Passeio Público, homenageia os imigrantes árabes em Curitiba. O prédio, com arquitetura inspirada em construções do Oriente Médio, abriga uma pequena biblioteca.
Local: Avenida João Gualberto, 141 – Centro Cívico
Horário: segunda-feira a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábado, das 8h à 13h
Memorial da Imigração Japonesa
O Memorial da Imigração Japonesa, na Praça do Japão, celebra a cultura da comunidade japonesa, que começou a chegar em Curitiba no início do século XX. O memorial possui alguns artefatos da cultura daquele país e conta com uma loja com objetos à venda. Ao redor do memorial, há jardins com fontes de água e pequenas pontes.
Local: Praça do Japão – Água Verde
Horário: segunda-feira a domingo, das 10h às 17h
Memorial Ucraniano
Inaugurado em 1995, o Memorial Ucraniano presta homenagem aos imigrantes ucranianos que chegaram em Curitiba no final do século XIX. O destaque do memorial é a réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo, cuja cúpula representa a arquitetura típica das igrejas ucranianas. No interior, é possível encontrar objetos tradicionais, como pêssankas (ovos decorados à mão), além de exposições sobre a cultura e a história do povo ucraniano.
Local: Avenida Fredolin Wolf, 1870 – Pilarzinho
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 17h