

A cineasta curitibana Uliane Tatit se destaca no cenário internacional ao ser a única diretora paranaense selecionada para a Berlinale 2025, um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo. A seleção de Juanita, curta-metragem espanhol escrito e dirigido em parceria com a dominicana Karen Joaquín, integra a categoria Generation KPlus, dedicada a obras que exploram a infância e a juventude com profundidade e inovação narrativa.
Produzido pela Aguacate & Calabaza Films, financiado pelo ICEC (Institut Català de les Empreses Culturals) e distribuído pela Agencia Freak, Juanita é um drama coming-of-age que acompanha a trajetória de uma menina latina de 12 anos que vive em Barcelona, na Espanha, e é confrontada com os padrões de beleza impostos às mulheres. Inspirado em vivências pessoais das diretoras, o filme reflete sobre as contradições entre o ideal de liberdade europeu e as pressões sociais que moldam a identidade feminina, explorando um tema universal a partir de uma perspectiva intimista e sensível.

Ficha Técnica
Direção e roteiro: Uliane Tatit e Karen Joaquín
Produção: Uxia Campo
Produção executiva: Núria Velasco
Direção de fotografia: Miriam Ouchi
Figurino: Ayla Kervarec
Direção de arte: Maria José Miranda
Elenco: Leire Bravo, Laura Gómez (Orange is the new black, La cocina, Upon Entry), Joana Belmonte (El Cuerpo en Llamas).
Sobre Uliane Tatit
Uliane Tatit é uma cineasta brasileira de 29 anos, natural de Curitiba e atualmente residente em Barcelona. Formada em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema de Barcelona (ECIB) e em Jornalismo pela Universidade Positivo, Uliane leva para as telas narrativas que questionam e ressignificam a experiência feminina.
Anteriormente, Uliane escreveu e dirigiu As Dúas en Punto (2022), curta-metragem estudantil que estreou no XVIII International Women in Film and Television, na Cidade do México. O filme também foi exibido no XIII Ca’ Foscari Short Film Festival em Veneza, Itália, e no XXV Mecal Pro, Festival Internacional de Curtas e Animação de Barcelona. Em Madrid, a obra recebeu o Prêmio do Público no VIII MAAM Docs.
Com seu mais recente curta-metragem, Juanita (2025), selecionado para a 75ª Berlinale na categoria Generation KPlus, dedicada a obras sobre infância e juventude, Uliane aborda a história de uma menina latina de 12 anos, que vive na Espanha e se vê confrontada com os padrões de beleza impostos às mulheres. O projeto foi financiado pelo ICEC (Institut Català de les Empreses Culturals).
Atualmente, Uliane está desenvolvendo seu primeiro longa-metragem de ficção, Boa Nai, um drama com elementos de horror e misticismo religioso ambientado na Galícia, Espanha. O projeto foi selecionado para a III Edição do Agapi Impulsa Copros, laboratório voltado ao desenvolvimento de novos talentos do cinema independente.
SERVIÇO
19/02, às 9h30, no Zoo Palast 1 (Estreia mundial)
20/02, às 12h45, no Filmtheater am Friedrichshain
21/02, às 16h15, no Cubix 6
22/02, às 09h45, no Filmtheater am Friedrichshain
23/02, às 13h, no Zoo Palast 2
Programação e site oficial:
https://www.berlinale.de/en/2025/programme/202513675.html