Divulgação – Tom e Jerry

Mesmo com a pandemia do coronavírus, os estúdios têm um calendário de lançamentos de filmes para os cinemas. Ou, ao menos, um calendário de previsões de estreias, diante da pandemia. Muitas das produções estavam agendadas para 2020, mas foram adiadas. Até porque os cinemas tiveram que fechar durante a pandemia.

Possivelmente vários lançamentos irão para o streaming ao mesmo tempo. Isso já aconteceu com ‘Mulher Maravilha 1984’, no fim de 2020. Foi lançado dos cinemas e no streaming da HBO, o HBO Max (que ainda não está operando no Brasil). Agora, está disponível também no Now – mas os assinantes do serviço terão que pagar R$ 49,90 extras. O live-action Mulan, que tinha estreia programada para março de 2020, teve o lançamento adiado várias vezes e acabou indi direto para o streaming da Disney, o Disney +.

O que os estúdios não querem é perder dinheiro. O filme ‘Tenet’, dirigido por Christopher Nolan, tinha um grande potencial de “arrasa-quarteirão”. Mas, desde sua estreia, em outubro, arrecadou um valor pífio, bem abaixo do esperado pelos executivos da Warner. Com os cinemas ou fechados ou operando com capacidade reduzida, as salas não lotaram e as bilheterias minguaram. ‘Tenet’ recuperou um pouco depois de ter entrado para os catálogos de streaming.

Por isso, é possível que os estúdios adiem seus lançamentos. O que existe por ora é um calendário de possibilidades. Alguns filmes contudo, estão confirmados. É o caso de ‘Tom e Jerry’, programado para estrear na próxima quinta-feira (11). A dupla gato-e-rato mais famosa da história vai aparecer como desenho animado mesmo, mas num cenário de live-action, com a atriz Chloe Grace Moritz – mais ou menos como no clássico ‘Uma Cilada para Roger Rabbit’.

O calendário tem previsão de filmes com grande apelo. Entre as estreias previstas estão a animação ‘Raya e o Último Dragão’, da Disney, em 4 de março – com estreia também através do streaming Disney Plus, no dia 5. Há também ‘Godzilla vs. Kong’, ‘Viúva Negra’, ‘Turma da Mônica – Lições’, ‘Top Gun: Maverick’, ‘Um Lugar Silencioso 2’, ‘Os Eternos’, ‘Ghostbusters – Mais além’, ‘Missão Impossível 7’, ‘M

Destaques no calendário de filmes em 2021

Previsões de estreias nos cinemas. Aas datas podem variar, mas as que estão com asterisco estão confirmadas

FEVEREIRO
Tom & Jerry – O Filme – dia 11*

Em tempos de “vida híbrida” (real e virtual), nada melhor que um filme híbrido. Kayla é uma funcionária de um hotel em que Jerry “faz a festa”. Ela traz um gato abandonado, Tom, para acabar com o ratinho. No fim, os dois precisarão um do outro para enfrentar o chefe de Kayla.
O Atirador – dia 18
Judas e o Messias Negro – dia 25*

MARÇO
Raya e o Último Dragão – dia 4*
Mundo em Caos – dia 4 ou 11
Kingsmen – A origem – dia 11
Os Croods 2 – Uma nova era – dia 25*

Godzilla vs. Kong – dia 25
Sequência de ‘Godzilla: Rei dos Monstros’, de 2018, e ao mesmo tempo de ‘Kong: Ilha da Caveira’, de 2017. O filme promete o épico combate entre os dois gigantes para que, de uma vez por todas, fique definido quem é o verdadeiro rei dos monstros.

ABRIL
Velozes e furiosos 9 – dia 1º ou dia 27-5
Marighella – dia 15
Mortal Kombat – dia 15

Viúva Negra – dia 29 ou 6 de maio
Demorou para a heroína da Marvel ganhar um filme próprio. Aqui, os eventos se passam depois de ‘Capitão América: Guerra Civil’ e amtes de ‘Vingadores: Guerra Infinita’. Mas também podem remeter a “o que aconteceu em Budapeste”, algo já citado nos filmes dos Vingadores.

MAIO
Free Guy – Assumindo o Controle – dia 20
Infinito – dia 20

JUNHO
Cruella – dia 3
Pedro Coelho 2: O Fugitivo – dia 3*
Venom – Tempo de Carnificina – dia 24*

Turma da Mônica – Lições – dia 24
Adaptação da graphic novel homônima, o filme traz de volta Mônica (Giulia Benite), Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira), que já apareceram em ‘Turma da Mônica – Laços’. E ´promete introduzir novos personagens, com Tina e Rolo.

JULHO
Minions 2: A Origem de Gru – dia 1º
Top Gun: Maverick – dia 8*
Levou 35 anos, mas finalmente vai para a telona a sequência de ‘Top Gun: Ases Indomáveis’, filme que catapultou Tom Cruise ao estrelato. O elenco conta ainda com o retorno de Val Kimer como Tom “Iceman” Kazanski e as adições de Jennifer Connelly, Ed Harris e Jon Hamm.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis – dia 8
Space Jam: Um Novo Legado – dia 15
Cinderella – dia 15
Jungle Cruise – dia 29

AGOSTO
O Esquadrão Suicida – dia 5
A Liga de Monstros – dia 19
A Lenda de Candyman – dia 27

SETEMBRO

Um Lugar Silencioso 2 – dia 9*
A estreia deste filme estava prevista para 20 de março de 2020, mas era exatamente a primeira semana da pandemia. Um ano e meio depois, ‘Um Lugar Silencioso – Parte 2’ chegará a telona, com a família Abbott deixando a casa.
Duna – dia 30
A família Addams 2– dia 30

OUTUBRO
My Little Pony – dia 8

007 – Sem Tempo para Morrer – dia 8
Originalmente, o 25º filme de James Bond estrearia em abril de 2020. Mas sofreu sucessivos adiamentos – a última previsão era abril de 2021 mas ficou para outubro mesmo. Daniel Craig repete pela 5ª vez – e, diz ele, a última – do agente secreto mais famoso da história.
Noite Passada em Soho – dia 22
G.I Joe Origens: Snake Eyes – dia 22 ou 29
Os Eternos – dia 28 ou 4 de novembro

NOVEMBRO
Elvis (sem título confirmado) – dia 4
Ghostbusters – Mais além – dia 11*

Missão Impossível 7 – dia 18*
Houve muita confusão nas filmagens: Tom Criuse, o protagonista, exigiu que a equipe toda usasse máscara contra Covid-19 para trabalhar e a equipe reclamou dele. Por causa da pandemia, houve a troca do ator que faz o vilão. Entra Esal Morales, sai Nicholas Hoult.
King Richard – dia 18 ou 2 de dezembro

DEZEMBRO

Amor, Sublime Amor – dia 9
O filme original, uma espécie de ‘Romeu e Julieta’ musical, ganhou 10 Oscars nos anos 60, mas foi criticado por usar atores brancos em papéis de porto-riquenhos. Aqui, Steven Spielberg comanda o show, com atores latinos em papéis latinos, além de discussão sobre preconceito.
Homem-Aranha 3 – dia 16*
Matrix 4 – dia 23
Sing 2 – dia 23
atrix 4’ e a refilmagem do clássico musical ‘Amor, Sublime Amor’. As datas, contudo, podem variar. Ou não. Nada é mais previsível que a imprevisibilidade da pandemia.