
A Cinemateca de Curitiba completou 50 anos de existência. O espaço foi inaugurado em abril de 1975 pelo cineasta Valêncio Xavier e é um dos equipamentos mais antigos da Fundação Cultural de Curitiba.
Em cerimônia nesta quarta-feira (30), o prefeito Eduardo Pimentel entregou o novo projetor digital da Cinemateca, que se torna agora a única sala de cinema do Paraná equipada para exibir filmes tanto em película (35mm, 16mm, 8mm) quanto em formato digital, com alta definição de imagem e som.
Na ocasião, Pimentel também descerrou a placa comemorativa do cinquentenário e prestou homenagem à chamada Geração Cinemateca, grupo de profissionais cuja trajetória está ligada ao local. Foram homenageados Berenice Mendes, Pedro Merege, Willy Schumann, Altenir Silva e Cido Marques.
A cineasta Berenice Mendes ressaltou o papel formador da instituição. “A Cinemateca nos deu régua e compasso. Ela formou gerações de cineastas, foi essencial para a profissionalização do cinema local e simboliza o diálogo com a sociedade. Que siga acolhendo novas gerações como acolheu a nossa”, declarou.
Modernização e novo projetor
Após as homenagens, o prefeito visitou a sala de projeção e entregou oficialmente o projetor em tecnologia DCP, adquirido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo.
Essas ações fazem parte de um amplo projeto de modernização da infraestrutura técnica da Cinemateca, que inclui a digitalização do acervo de cerca de 4 mil filmes, ampliando o acesso ao patrimônio audiovisual da cidade. O sistema de som da sala também foi renovado, garantindo uma experiência mais imersiva ao público.
Com apoio técnico da Cinemateca Brasileira, foram ainda adquiridos equipamentos para escaneamento e armazenamento digital dos filmes em película, além de sistemas de climatização e segurança, promovendo a preservação do acervo e a continuidade do trabalho de formação e difusão do cinema curitibano e paranaense.