
Neste final de semana, a Cinemateca de Curitiba terá uma programação especial. O espaço é a única sala do Paraná e uma das poucas no Brasil equipada para projeções em película. E, para os apaixonados, a programação deste final de semana inclui três longas-metragens no formato original dos filme, em 35 milímetros.
Leia mais:
A entrada é gratuita e uma chance para o público assistir a filmes projetados na telona, como era o cinema antes da era digital.
Campo Largo movimenta economia da Região Metropolitana com a Feira da Louça
Novo imortal da ABL, escritor Milton Hatoum é destaque no III Festival da Palavra de Curitiba
As obras escolhidas para essas sessões em película pertencem ao acervo próprio da Cinemateca e são produções da França, Itália, Alemanha e Argélia.
Z
Dirigido por Costa-Gavras, Z retrata o assassinato de um político, encoberto por uma rede de corrupção. O longa franco-argelino conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional e se tornou um marco do cinema político. A exibição abre a mostra, na sexta-feira (22/8), às 19h.
Casanova e a Revolução
Adaptação do romance La Nuit de Varennes, de Catherine Rihoit, o filme de Ettore Scola acompanha um grupo de viajantes que percorre o mesmo trajeto feito por Luís XVI e Maria Antonieta durante a Revolução Francesa. No elenco, destaque para Jean-Louis Barrault e para o italiano Marcello Mastroianni. O filme será exibido no sábado (23/8), às 19h.
Fitzcarraldo
Filmado em Manaus e na Amazônia peruana, o clássico de Werner Herzog conta a saga de Brian Sweeney Fitzgerald, um visionário que sonha construir um teatro de ópera no coração da floresta. Com Klaus Kinski no papel principal, o longa rendeu a Herzog o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes. A sessão será no domingo (24/8) às 18h, e encerra a Seleção 35mm.
Película
Desde a invenção do cinema, no fim do século 19, até o início dos anos 2000, os filmes eram rodados e distribuídos em película, sendo o formato 35 mm o mais popular. O processo analógico de fazer cinema é totalmente artesanal. A imagem é gravada quimicamente em um filme fotográfico sensível à luz, projetado pela passagem de luz através da película. A tarefa de exibição do filme exige a presença de um projecionista.
As projeções da mostra Seleção 35 mm serão feitas por Francisco Amancio, técnico de cinema da Fundação Cultural de Curitiba desde 1985.
“Quanto mais exibições, mais tempo de vida útil o filme em película ganha. Isso prolonga a qualidade do acervo”, explica Francisco.
A Cinemateca de Curitiba preserva mais de 7 mil filmes de diversas épocas e formatos, além de uma biblioteca especializada e outros materiais relacionados ao cinema.
Serviço
Cinemateca de Curitiba
Endereço: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco
Sexta (22/8), 19h
Z (França/Argélia, 1969), de Costa-Gavras
Sábado (23/8), 19h
Casanova e a Revolução (Itália/França, 1982), de Ettore Scola
Domingo (24/8), 18h
Fitzcarraldo (Alemanha, 1982), de Werner Herzog