Com pipoca e refrigerante, a carreta da Via Araucária exibe filmes em 18 cidades paranaenses até dia 7 de novembro. Serão 205 sessões — com filmes como “Encanto”, “Moana 2”, “Meu Malvado Favorito 4” e “Os Farofeiros 2”. A ação é patrocinada pelo Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Porto Cultural e Via Araucária.
É estimado que o projeto consiga reunir mais de 13 mil espectadores. A carreta conta com som e projeção digital, ar-condicionado, iluminação LED e acessibilidade para pessoas com deficiência. São cinco amostras por dia: 8h, 10h, 14h, 16h e 19h.
Para o diretor-presidente da Via Araucária, Sergio Santillán, o projeto oferece programação cultural com inclusão de toda a comunidade. “A Via Araucária tem uma responsabilidade além de melhorar as rodovias, têm uma responsabilidade social para a democratização do acesso à cultura e o programa Cinevia vai em linha a este objetivo, permitindo que pessoas de todas as idades e classes sociais possam assistir a alguns dos filmes que marcaram a história do cinema nacional e mundial. Temos muito orgulho desse projeto”, disse Santillán.
O Cinevia percorrerá o trecho da concessionária em uma carreta adaptada com 83 poltronas acolchoadas, som e projeção digital, isolamento térmico e acústico e bomboniere. A rota começa em Colombo (a 19 quilômetros de Curitiba) e segue por diversos municípios paranaenses, com sessões para escolas e abertas ao público em geral. Os ingressos para todas as sessões serão disponibilizados na própria carreta, todos os dias, a partir das 07h da manhã. A programação inclui uma curadoria de longas voltada para públicos de todas as idades, com sessões diárias a partir das 8h.
No primeiro dia, os filmes exibidos serão:
Encanto (8h)
Garfield Fora de Casa (10h)
Moana 2 (14h)
Pluft – O Fantasminha (16h)
Mufasa (19h)
No segundo dia, a programação traz:
Meu Malvado Favorito 4 (8h)
Kung Fu Panda 4 (10h)
Divertida Mente 2 (14h)
Guardiões das Galáxias 3 (16h)
Os Farofeiros 2 (19h) encerrando a programação.
Vale lembrar que todos os filmes terão áudio e legenda em português, e, em especial, os filmes “Pluft – O Fantasminha” e “Os Farofeiros 2” contarão também com intérprete de Libras, garantindo maior acessibilidade de conteúdo ao público (legendagem descritiva e audiodescrição). Além disso, todas as sessões contarão com acessibilidade e mobilidade para pessoas em cadeira de rodas, espaço prioritário para pessoas com necessidades especiais e/ou síndromes, além de ajuste de equipamentos de som e imagem, visando atender restrições específicas, se necessário.
O Cinevia tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, especialmente para locais que enfrentam restrições no acesso a salas de cinema. Segundo dados da Secretaria de Cultura do Paraná, aproximadamente 60% dos municípios do Estado enfrentam dificuldades para oferecer programação cultural regular ou estruturas adequadas para apresentações artísticas e audiovisuais. A falta de cinemas é um problema recorrente em diversos municípios brasileiros.
“Iniciativas como o Cinevia desempenham um papel essencial para mitigar esses desafios ao levar programação cultural gratuita diretamente para a população dessas regiões. Promovem a inclusão cultural, ampliam o acesso à arte e fomentam o desenvolvimento social. O contato com obras culturais e o convívio em ambientes coletivos estimulam a diversidade, o respeito às diferenças e a formação de cidadãos melhores”, pontua Renata Porto, founder da Porto Cultural, uma das produtoras do projeto. Para conhecer a programação completa do Cinevia, acompanhe o instagram da Porto Cultural – @portoculturaloficial e/ou da Via Araucaria – @araucariavia.