
Nas próximas quatro quintas-feiras — dias 31 de julho, 14, 21 e 28 de agosto — a partir das 18h, a Barleria será ponto de encontro para os amantes do jazz. O espaço curitibano, que combina galeria de arte, brechó e coquetelaria autoral, recebe o Circuito Jazz, parte da programação oficial do Circuito Encantadas Jazz 2025. Com quatro horas de música gratuita por noite, o evento aquece o público para o festival principal, marcado para acontecer na Ilha do Mel, no litoral do Paraná.
Ponto de encontro que une arte, música, bons drinks e até um brechó, a Barleria se transformou em um dos principais fenômenos da noite curitibana, “exalando” contemporaneidade e alavancando a cultura local. Fundado em 2023, o bar possuí uma galeria de arte, com exposições mensais, e recebe com frequência grandes nomes da música local e nacional. Tudo isso unido a um brechó exclusivíssimo, o endereço conseguiu criar uma atmosfera única onde moda, arte e música conversam em perfeita harmonia.
Conheça a programação do Circuito Jazz Barleria:
31 de julho | El Merekumbé: o grupo de origem cubana, idealizado pelo maestro Jorge Mujica, mescla percussão, metais e vozes em releituras de clássicos como “Quizás, quizás, quizás” e “Lágrimas Negras” e em composições autorais. Formado por nove músicos — três nascidos em Cuba —, o El Merekumbé já lançou dois álbuns: Pa’ que lo baile usted (2004) e Son de mi Cuba (2013).
14 de agosto | François Muleka & Fernando Lobo: François Muleka, cantor e instrumentista paulista criado na Bahia, traz em sua discografia raízes congolesas em mescla com a Música Regional Brasileira. Seu primeiro álbum “Homônimo” nasceu em conjunto com o grupo Karibu, em 2013, mas seu disco solo veio somente dois anos depois, com o nome de “Feijão e Sonho”. Ao seu lado, o produtor e músico Fernando Lobo (Tambaki, 2018) une décadas de experiência e parcerias com grandes nomes da MPB para criar um encontro vibrante de jazz, samba e sonoridades africanas.
21 de agosto | Muçurana: formado por cinco mulheres — Ana Lima (piano), Bruna Buschle (baixo), Camila Cardoso (bateria), Rebeca Friedmann (violoncelo) e Rachel Ramos (sax) — o quinteto celebra a presença feminina na música brasileira. Com repertório que transita entre o erudito e o popular, o Muçurana destaca a força e a delicadeza do jazz autoral em uma performance sensível e potente.
28 de agosto | Mumbai Express: o quarteto instrumental curitibano — Felipe Lindstron (bateria), João Piva (baixo), Kadu Hidalgo (sax, flauta e didgeridoo) e Paulo Miojo (guitarra) — experimenta grooves de funk soul e texturas stoner rock, criando uma sonoridade psicodélica e dançante. Desde 2015, o Mumbai Express vem conquistando público e espaço na cena independente com composições próprias e improvisos envolventes que variam entre estilos nacionais e internacionais.
Sobre o Encantadas Jazz 2025
Realizado em parceria com a Garden ‘s Music, o Encantadas Jazz vai reunir, durante todo o mês de agosto de 2025, mais de 40 shows gratuitos entre Curitiba e a Ilha do Mel. A iniciativa conecta cultura, turismo e economia criativa, atraindo público de todo o Sul do país.
O Circuito Jazz acontece na Barleria (Al. Julia da Costa, 252), no bairro São Francisco, nos dias 31 de julho e 14, 21 e 28 de agosto, com apresentações a partir das 18h. Para mais informações sobre a programação, confira as redes oficiais dos organizadores: @encantadasjazz e @barleria_.