25artescenicas
(Alfaiataria vai funcionar como espaço de formação cênica. Imagem: Elizal)

Começa este mês, na Alfaiataria, em Curitiba, o Programa de Formação Cênica para estudantes e artistas iniciantes. A proposta é formar pessoas com pesquisas cênicas através de bolsas de estudos e oferecer ainda, oficinas formativas, palestras e podcast sobre teatro, performance e dança para o público em geral.

Nesta sexta-feira (25), seis bolsistas remunerados foram convocados para desenvolver pesquisas sob a orientação da atriz e professora Janaina Matter e da diretora artística e performer Carmen Jorge. Puderam participar do processo de seleção, pessoas com trajetórias amadoras ou profissionais, desde que possuíssem registro profissional emitido a partir de 2023.

Os selecionados são:

  • Irá-Puã
  • Jaqueline Correa
  • Luíza Nemetz
  • Luques Oliveira da Silva
  • Noe Carvalho
  • Silvester Gomes

Para Janaina, o que estimulou a idealização do projeto, foi justamente a cidade ter poucos núcleos de aprimoramento, formação e elaboração de pesquisas de linguagem. “Há pouca oportunidade para quem está começando. Por isso, a ideia do Programa é promover um espaço onde estudantes e artistas iniciantes possam ter um acompanhamento nas suas pesquisas, para falar sobre metodologia, ferramentas e métodos de elaboração de processos criativos”, afirma.

O planejamento inclui orientações individuais e coletivas, que devem proporcionar a construção de linguagens cênicas próprias e autorais. “O diferencial é a curadoria bastante abrangente e orientadora, que entende que o uso do espaço para os estudos será democrático, envolvendo os diversos ambientes da Alfaiataria, dependendo da necessidade do aluno”, afirma Carmen Jorge. No centro cultural, existem área de ensaio, sala para uso de ateliê, jardim e biblioteca.

Cursos de formação

O projeto ainda prevê, oficinas que visam aprimorar estudos do corpo, a dramaturgia e o desenvolvimento de etapas criativas. Como a oficina de Iniciação à Escrita Dramatúrgica, ministrada pela  diretora teatral e professora de dramaturgia do Departamento de Arte Dramática e da Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Camila Bauer, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto.

Ela conta que a oficina ficou estruturada como um espaço de experimentação. “O que orienta esta formação é pensar como podemos pensar a dramaturgia enquanto gênero híbrido e, ao mesmo tempo, com princípios e natureza próprios”, afirma. “É um laboratório fundamentalmente prático, como um ateliê de escrita e troca entre pessoas interessadas em escrever para teatro”, completa.

Ainda, de 01 a 04 de setembro, será oferecida a oficina de Dança Africana, conduzida por Fanta Konatê e Luis Kinugawa, do Instituto África Viva. Haverá aulas de danças tradicionais da África Ocidental, abordando contextos tradicionais e também, expressões na arte dos balés de Conacri, estilo de dança teatral que se desenvolveu em Conacri, capital da Guiné, a partir da década de 1940 e 1950. Haverá a ação “.pontos em Vista”, dos dias 02 a 05 de outubro, com a diretora, performer e professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de  Brasília, Kenia Dias, que irá promover o estudo do movimento, criação corporal e desenvolvimento de linguagem sensorial e artística.

Palestra

No dia 25 de outubro, na Universidade Federal do Paraná, a conhecida poeta e pesquisadora das áreas de teatro, performance, literatura e culturas populares da diáspora africana, Leda Maria Martins fará uma palestra sobre seu trabalho dedicado ao reconhecimento e valorização da arte e dos saberes negros em suas múltiplas expressões e afetações.

Em novembro, nos dias 01 e 02, além do lançamento de um podcast que entrevista todas as pessoas que fizeram parte do projeto para disponibilizar o conhecimento de maneira online, também será realizado também o compartilhamento dos resultados das pesquisas e bate papo com os bolsistas, em avento aberto ao público, na Alfaiataria.

Cronograma

  • 25 de julho – divulgação do resultado de seleção de bolsistas
  • 07 e 08 de agosto – oficina Escrita Dramatúrgica, com Camila Bauer
  • 01 a 04 de setembro – oficina de Dança Africana, com Fanta Konatê e Luis Kinugawa
  • 02 a 05 de outubro – oficina de Prática Corporal, com Kenia Dias.
  • 25 de outubro – Fala pública de Leda Maria Martins, na UFPR.
  • 01 e 02 de novembro – lançamento Podcast e fala pública de apresentação dos bolsistas.