
Na 20ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 22 de maio (segunda-feira a domingo), as unidades pertencentes ao Estado participam da programação, incluindo atividades e discussões acerca do tema da edição, que é “O poder dos museus”.
Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento reforça a importância dessas instituições, que possibilitam ações de cultura, pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, inovação tecnológica, entre outras demandas potencializadoras do alcance social dos museus. Essas diretrizes são parte do conceito “memória e cidadania”, direcionado pela Política Nacional de Museus (PNM), desde 2003. Na programação, exposições, palestras e oficinas.
No Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), a programação envolve o Finissage, evento que encerra uma mostra de arte da exposição “Dois Tempos, Um Mesmo Olhar”. Trazendo uma conversa entre Alexandre Frangioni – artista que contrasta e complementa suas obras com Alfredo Andersen, dá nome ao museu – e a curadora de arte, Adriana Rede.