Cultura Teatro

Companhia de teatro conclui turnê nacional em Curitiba

Novos Candangos já fez sucesso em João Pessoa e Belo Horizonte

Editado por João Marcelo Simões
Novos Candangos Peça Teatro

Foto: Humberto Araújo

Encerrando uma turnê nacional, a companhia brasiliense Novos Candangos se apresenta do dia 23 até 26 de outubro no Teatro Cleon Jacques, dentro do Parque São Lourenço. As peças fazem parte da “Mostra de Teatro Novos Candangos”, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Todos os espetáculos são abertos ao público.

Os 4 dias de apresentações trazem 3 peças do repertório dos Novos Candangos. “Selva” acontece nos dias 23 e 24, às 20h; “Minha Grande Pequena” dias 25 e 26, às 16h e “Novelão” no sábado (25) às 20h e domingo (26) às 19h.

A iniciativa traz três espetáculos do repertório autoral da Cia. Novos Candangos que revelam a diversidade do repertório do grupo. “Selva” acontece dias 23 e 24 do mês, sempre às 20h; “Minha Grande Pequena” dias 25/10 e 26/10, às 16h e “Novelão” dias 25 e 26 de outubro, sábado, às 20h, e domingo, às 19h. As sessões contam com acessibilidade com tradução em libras e audiodescrição.Mais informações no Instagram: @cianovoscandangos. 

O drama “Selva” é construído em nove cenas interligadas que exploram as tensões das relações humanas contemporâneas. Conflitos entre casais, familiares e amantes expõem medos, inseguranças e a dificuldade de comunicação, mas também revelam pequenos gestos de afeto em meio à brutalidade do cotidiano.

O monólogo “Minha Grande Pequena” mostra a vida de uma dona de casa abalada por misteriosas cartas anônimas de teor obsceno. Inspirado em contos de Hilda Hilst, Clarice Lispector e Ignácio de Loyola Brandão, o espetáculo aborda solidão, desejos reprimidos e dilemas éticos com humor ácido e drama. A montagem conquistou prêmios de Melhor Direção, Atriz, Trilha Sonora e Caracterização Cênica no Festival de Teatro de Mariana 2024 (MG), além do título de 1º lugar – Espetáculo Solo no Prêmio Web de Teatro do DF (2025).

Fechando o repertório, a comédia “Novelão” transporta o público para a fictícia cidade de Água Seca, onde um evento inesperado desencadeia disputas políticas, romances conturbados e segredos revelados. Homenagem às novelas brasileiras, a peça combina humor, drama, mistério e exageros típicos da teledramaturgia.

“Essa circulação é especial para os Novos Candangos porque faz nosso trabalho chegar em outros lugares, para outros públicos, e fortalece a companhia fora do DF. A gente tá muito feliz de trocar com pessoas de diferentes cidades, diferentes formas de pensar. É enriquecedor!”, destaca o diretor Diego de Leon.

Novos Candangos – Fundada em 2012, a Companhia Novos Candangos se destaca em Brasília e no cenário nacional por sua proposta de revisitar clássicos e criar obras autorais com uma linguagem pop e contemporânea. Em mais de uma década de trajetória, a companhia já produziu 11 espetáculos e 3 curtas-metragens, explorando tanto adaptações de autores consagrados quanto pesquisas próprias que dialogam com questões atuais e alcançam um público diverso. Entre seus trabalhos mais recentes estão “Selva”, “Novelão” e o monólogo “Minha Grande Pequena”, que integram a mostra em cartaz. O grupo também desenvolve investigações autorais em obras como o infantil “Os Dedos da Mão do João” e o espetáculo adulto “Memórias Coloridas”, além de realizar projetos educativos e de cunho social.

Reconhecida pela crítica e pelo público, a companhia acumula prêmios em diferentes festivais e premiações no Distrito Federal e no Brasil, incluindo “Melhor Espetáculo” para “A Falecida”, “Melhor Atriz” para Tati Ramos e Clara Camarano, “Melhor Direção” para Diego de León e Natália Leite, “Melhor Espetáculo pelo Júri Popular” para “Perdoa-me por me Traíres” e “1º lugar – Espetáculo Solo” para “Minha Grande Pequena”.

Ficha Técnica geral:

Realização: Novos Candangos
Direção Geral: Diego de León
Direção de “Minha Grande Pequena”: Natália Leite e Diego de León
Dramaturgia de “Minha Grande Pequena”: Natália Leite
Elenco: Alana Ferrigno, André Reis, André Rodrigues, Clara Camarano, Diego de León, Jeferson Alves, Natália Leite, Pedro Ribeiro, Tati Ramos e Xiquito Maciel
Produção Geral e Assistência de Direção: Lucas Aguirre
Direção de movimento: Natália Leite
Iluminação: Ana Quintas, Marcelo Augusto Santana e Tauana Barros
Operação de luz: Marcelo Augusto Santana
Artes gráficas: Danilo Lima
Figurino: Novos Candangos
Fotografia: Humberto Araújo
Mídias Sociais: Natália Leite
Gestão administrativa: Alana Ferrigno
Assessoria de Imprensa: Paula Melech – Linha Comunica
Produção local em Curitiba: Amanda Leal

SERVIÇO:

Cia. Novos Candangos encerra turnê nacional em Curitiba 

“Selva” dias 23/10 e 24/10, às 20h;
“Minha Grande Pequena” dias 25/10 e 26/10, às 16h
“Novelão” dias 25 e 26 de outubro, sábado às 20h e domingo às 19h

Teatro Cleon Jacques
R. Prof. Nilo Brandão, 710 – São Lourenço, Curitiba

Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente na hora ou com antecedência pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/mostra-de-teatro-novos-candangos—curitiba/3170206

Confira as sessões com audiodescrição na programação e Instagram da companhia: @cianovoscandangos. 

Não recomendado para menores de 14 anos. 

⚠ Comunicar erro