Concerto ao ar livre no MON reúne público em Curitiba com obras de Mozart

A próxima edição do projeto será no dia 6 de setembro, às 16h, novamente no vão-livre do MON

AEN, editado por Lívia Berbel
orquestra_mon_foto_rdziura-0697 (1)

Curitiba, 05 de julho de 2025 - A Orquestra Sinfônica do Paraná retorna no vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) concerto gratuito da série "OSP no Museu Oscar Niemeyer – Mostly Mozart".

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu no sábado (5) mais uma edição da série “OSP no MON – Mostly Mozart”, reunindo cerca de 1.800 pessoas no vão-livre para um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Paraná. O evento marcou a terceira apresentação da temporada 2024 da série, em uma tarde ensolarada após dias de céu nublado na capital.

Sob regência do maestro convidado Roberto Ramos, o programa incluiu a abertura da ópera Don Giovanni, o Concerto nº 3 para Trompa em Mi bemol Maior, com solo de Jonatas da Costa, e a Sinfonia nº 39, uma das composições mais sofisticadas de Mozart.

Foi a primeira vez que Ramos regeu a Orquestra Sinfônica do Paraná no MON. Ao fim do concerto, ele elogiou o grupo e destacou a experiência: “É uma orquestra muito experiente. Tocar com ela foi um orgulho e uma honra imensos.”

O público que acompanhou a apresentação foi diverso. A personal trainer Tais Rieping, que mora nas proximidades, disse ter sido atraída pela música. “Estava em casa, ouvi a orquestra e vim. Acho ótimo que a música clássica chegue a mais pessoas”, comentou.

O personal trainer Lucas Lambertucci, que assistiu à OSP pela primeira vez, também elogiou a iniciativa. “Sou aprendiz de violino, mas nunca tinha visto um concerto. Estar aqui hoje foi revelador”, disse.

O casal Rosa Moura e Antonio Andrade levou as netas ao evento no MON. Rosa já tinha assistido a outras edições da série e destacou a importância das apresentações ao ar livre. “Desperta a curiosidade das crianças e amplia o repertório delas.” Antonio, professor universitário, contou que a neta Luiza, de seis anos, tem uma síndrome genética rara e escuta Mozart desde pequena. “A música ajuda a estimular a sensibilidade dela. É uma experiência enriquecedora.”

A próxima edição do projeto será no dia 6 de setembro, às 16h, novamente no vão-livre do MON. O programa contará com as sinfonias nº 35 (“Haffner”) e nº 41 (“Júpiter”), sob regência de Alexandre Brasolim. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

A série faz parte das comemorações pelos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que serão celebrados em 2025.