monteverdi
Monteverdi tempo de peste começa a ser apresentado nesta quinta, 6. (Divulgação)

Um grupo de música antiga irá percorrer espaços e igrejas de cidades do Litoral do Paraná, da Região Metropolitana e de Curitiba para apresentar oito concertos medievais. ‘Monteverdi em tempos de peste’ traz para os dias atuais peças musicais produzidas durante a epidemia de peste bubônica, conhecida por “peste negra”.

A doença que assolou a Europa e especialmente a região do norte da Itália é o destaque do projeto que reúne músicos especialistas em música antiga e técnicas históricas de interpretação. O grupo realiza uma turnê com oito concertos gratuitos pelas cidades de Curitiba, Antonina, Paranaguá, Lapa e Araucária, entre os dias 6 e 9 de março.

O programa gira em torno de obras de Claudio Monteverdi (Cremona, 1567 – Veneza, 1643), o mais importante compositor do início do período barroco, e que conseguiu sobreviver à epidemia. Considerado como um testamento da produção sacra do autor, sua monumental Selva Morale e Spirituale (1640-41) compõe a grande maioria do repertório que será apresentado.

A seleção de obras busca revelar a gama de gêneros e tratamentos musicais encontrados em Selva Morale: madrigais, motetos, homofonia, polifonia, da monodia acompanhada pelo baixo contínuo à textura a cinco vozes.

As obras vocais são costuradas por peças de Biaggio Marini e Salomone Rossi, pequenas joias do sofisticado repertório instrumental da época. Em convívio
próximo com Monteverdi, estes compositores trouxeram os elementos da música vocal em voga para a técnica idiomática e virtuose do violino.

Ao sobreviver à “Grande Praga de Milão” (1629-1633), Claudio Monteverdi e diversos artistas do período inauguraram uma série de cerimônias buscando a intercessão da Virgem Maria, padroeira de Veneza.

A figura de Maria é ilustrada pelo Pianto della Madonna, uma versão sacra do famoso Lamento d’Arianna da ópera homônima de Monteverdi. O autor nos revela Maria como uma mulher plena de subjetividade, expressando toda a paleta de emoções humanas oscilando entre ternura e compaixão, dor e revolta diante da morte de seu filho.

PROGRAMA

Biaggio Marini (1594-1663)
Sinfonia Terzo Tuono

Claudio Monteverdi (1567-1643)
Pianto della Madonna, SV 288 – Iam moriar mi fili
Sinfonia [Livro 8º]
Pianto della Madonna, SV 288 – Mi Jesu mi sponse

Salomone Rossi (ca. 1570-1630)
Sinfonia nona (Il primo libro dele sinfonie et gagliarde) a 3

Claudio Monteverdi
Messa a quattro voci da cappella – Kyrie e Gloria

Biaggio Marini
Sinfonia primo tuono, Op. 22

Claudio Monteverdi
Pianto della Madonna, SV 288 – Haec sunt promissa arcangeli Gabrielis
Sinfonia [Livro 8º]
Pianto della Madonna, SV 288 – Hei, fili non respondes! .

Salomone Rossi
Sinfonia grave a 5

Claudio Monteverdi
Crucifixus
Et ressurexit, SV 260
Et iterum

Claudio Monteverdi
Chi vol che m’innamori

Salomone Rossi
Sinfonia decima a Sonata alla quarta alta

Claudio Monteverdi
Voi ch’ascoltate

Salomone Rossi
Sinfonia undecima (In echo)

Claudio Monteverdi
Vago augelletto, che cantando vai 

O projeto Monteverdi em tempos de peste reúne músicos que se dedicam à performance e pesquisa da música renascentista e barroca. Seus integrantes são especialistas em técnicas históricas de interpretação, tendo carreiras consolidadas no Brasil e no exterior com gravações de Cds e vídeos, participações em óperas e festivais nos principais teatros brasileiros e estrangeiros, além de se destacarem na produção de publicações acadêmicas ou no resgate de obras raras. 

Os instrumentos utilizados no grupo são cópias do século XVII, oferecendo uma reconstrução mais fiel da música daquela época. Entre estes destacam-se o corneto, que dizia-se ter o som de “um raio de sol perfurando as sombras”; os instrumentos com cordas de tripa, que permitem que a música “fale” com toda sua força retórica; o cravo, o alaúde, a teorba e a guitarra barroca, que sustentam a refinada arquitetura da música do início do Seicento italiano.

O conjunto cria um verdadeiro cenário harmônico, no qual as vozes e os instrumentos expressam livremente o poder dramático do repertório.

Elenco

Silvana Scarinci (Coordenação)
Iara Friecke Matte (Regente convidada)
Matheus Prust (Regente assistente)

Cantores:
Ana Luisa Vargas e Márcia Kayser (sopranos)
Danielle Oliveira e Diana Danieli (contraltos)
Lucio Hossaka e Sidney Gomes (tenores)
Claudio de Biaggi e Lester Baldini (baixos)

Instrumentos:
Matheus Prust e Moema Meyer (violinos)
Gustavo Garguglio (corneto)
Marcus Held (viola)
Roger Burmester (guitarra barroca e alaúde)
Davi Sartori (cravo)
Silvana Scarinci (teorba)
Thomas Jucksch (violoncelo)

Produção: Elis de Oliveira Ribeirete

SERVIÇO:

Monteverdi em tempos de peste

Curitiba | 06/03
Quinta-feira | 10h na Capela da Reitoria UFPR
Edifício Dom Pedro I – Rua General Carneiro, 460 – Centro, Curitiba, PR

Antonina | 06/03
Quinta-feira | 19h no Theatro Municipal de Antonina
R. Dr. Carlos Gomes da Costa, 266 – Antonina, PR

Curitiba | 07/03
Sexta-feira | 11h na Igreja Luterana
R. Inácio Lustosa, 309 – São Francisco, Curitiba, PR

Paranaguá | 07/03
Sexta-feira | 19h no Museu de Antropologia e Etnologia da UFPR
Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico, Paranaguá, PR

Curitiba | 08/03
Sábado | 12h no Sesc Paço da Liberdade – Salão de Atos
Praça Generoso Marques, 189 – Centro, Curitiba, PR

Lapa | 08/03
Sábado | 19h na Igreja Matriz de Santo Antônio 
Praça General Carneiro, 84 – Centro Histórico, Lapa, PR

Curitiba | 09/03
Domingo | 10h na Igreja Nossa Senhora da Glória
Avenida João Gualberto, 537 – Curitiba, PR

Araucária | 09/03
Domingo | 19h na Igreja de São Miguel
Rua Padre Boleslau Bayer, 2500 – Araucária, PR