00445051
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

Sobre um piso de concreto polido de 880 metros quadrados, um grupo de curitibanos partilha de uma paixão: a patinação artística. O esporte, que demanda equipamentos específicos para a prática, recebeu a primeira arena coberta pública no Brasil em 2022, em Curitiba.

A Arena de Patinação de Curitiba se tornou referência para muitos atletas paranaenses, como Anna Rosa Silveira, 57, patinadora master, ou seja, da categoria mais avançada. Anna é uma das atletas incentivadas pelo Programa de Incentivo ao Esporte de Curitiba, e também integrante da Escola Curitibana de Patinação Artística. Como contrapartida do incentivo, Anna é monitora das turmas de patinação da Prefeitura.

“Receber o incentivo e poder ajudar no desenvolvimento dos patinadores é muito gratificante, ainda mais aqui nessa arena. Eu já competi em muitos lugares, em pistas não apropriadas e que dificultam a prática, mas essa aqui é ótima, muito bem cuidada”, conta Anna.

Celeiro de atletas

Arena de Patinação de Curitiba também é berço de novos atletas, como é o caso das vencedoras do campeonato brasileiro de patinação artística de 2022, na categoria grupo de show. Ana de Souza, 13, Laura Trancoso Ramos, 13, Laura Deliz, 10, Laura Aurora Damasio Pereira, 9, e Mariana Reichert, 9, agora esperam com grandes expectativas uma vaga para competir nos Jogos Sul-Americanos.

“Eu amo patinar, entro na arena e esqueço todos os problemas”, comenta Laura Trancoso. As meninas se conheceram nas aulas do Santa Felicidade, e treinam avidamente pelo sonho que nasceu ali. Para Laura Aurora, tudo começou com um pedido para o Papai Noel no Natal de 2021 por um par de patins, e hoje além da diversão e da atividade física, também é uma perspectiva para o futuro como atleta.

Outro patinador com expectativas de convocação para os jogos Sul-Americanos é Bruno Suzuki, que com apenas 9 anos já conquistou ouro em duas categorias do campeonato nacional e quatro no paranaense. Filho de patinadora, Bruno começou a praticar o esporte com apenas 4 anos. Moradores do Tarumã, mãe e filho vão até Santa Felicidade utilizar a arena gratuita da Prefeitura, pela qualidade entregue.

Valorização do esporte

Patinação artística não é um esporte barato, o espaço para a prática precisa ser adequado e o equipamento não é acessível para todos, mas na Arena de Santa Felicidade, os atletas são resguardados pelo apoio das equipes da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Uma das três técnicas que atuam com as turmas de patinação, Graciela Samburgo, relata satisfação com o trabalho.

 “Ter esse espaço aqui sempre bem cuidado e todo o apoio que recebemos da prefeitura nos dá um sentimento de valorização enorme. A patinação é um esporte desafiador, mas aqui a gente vê que quando damos oportunidades e meios para os atletas o mundo se abre e eles se desenvolvem”, diz Graciela.

Serviço

Arena de Patinação Artística sobre Rodas Santa Felicidade
Endereço: R. Alcides Darcanchy, 570
Telefone: (41) 3296-3264
Matrículas pelo Curitiba em Movimento