Corpo de Augusto Boal é cremado no Rio

Dramaturgo brasileiro foi o criador do Teatro do Oprimido

Redação Bem Paraná

O corpo do dramaturgo Augusto Boal, que morreu na madrugada de sábado (2), no Rio, foi cremado por volta das 15h30, deste domingo, no Cemitério do Caju, na Zona Portuária.


Artistas e amigos do criador do Teatro do Oprimido compareceram à solenidade e prestaram homenagem a Boal. Um músico tocou ao violino a música “Meu caro amigo”, composta por Chico Buarque para Boal.


O poeta Ferreira Gullar lembrou que quem mais perdeu com a morte de Augusto Boal foi o teatro. “As experiências que ele deixou para o teatro, a proposta do Teatro do Oprimido foi um batalha quixotesca. Depois do exílio, entregar a vida inteira por isso é uma coisa genial. Ele era uma pessoa muito generosa.”


O cantor Martinho da Vila, que conheceu Augusto Boal na época do Teatro Opinião. “O que mais admirava nele era a característica do seu trabalho, que era fazer com que o teatro não fosse uma coisa de elite”, afirmou o músico emocionado.Durante a cerimônia que precedeu a cremação, muitos aplausos, choro e emoção.


Segundo informações de parentes, Augusto Boal estava internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O dramaturgo e diretor teatral tinha 78 anos e sofria de leucemia.


Boal foi fundador do Teatro do Oprimido. Em março de 2009, ele foi nomeado pela Unesco embaixador mundial do teatro.


De acordo com o hospital, o diretor foi internado no dia 28 de abril, com quadro de infecção respiratória. O motivo de sua morte foi insuficiência respiratória. Ele morreu por volta de 2h40 de sábado.


Augusto Boal foi uma das grandes figuras do teatro contemporâneo. Formado em química, estudou dramaturgia na Universidade de Columbia, em Nova York.


Cultura brasileira desfalcada


Amigos, como o diretor de teatro Aderbal Freire-Filho, o compositor Juca Chaves e a atriz Eva Wilma lamentaram a morte do dramaturgo. Para eles, o criador do Teatro do Oprimido vai fazer falta não só ao teatro, mas a também à cultura brasileira. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, enviou uma nota lamentando o falecimento.


Um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Augusto Boal nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de março de 1931. Ganhou notoriedade com seu Teatro do Oprimido, cuja proposta era transformar o espectador em elemento ativo do espetáculo. Segundo ele próprio, conceito que ensinava “as pessoas a se
inserirem na sociedade”.