Cultura Nas regionais

Crianças revivem a história da fundação de Curitiba em apresentação teatral

SMCS
08curitiba

Apresentação do Auto da Fundação da cidade na Rua da Cidadania do Cajuru como parte das comemorações do 331o. aniversário de Curitiba - Curitiba, 08/03/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Curitibinhas fizeram a festa nesta sexta-feira (8/3), na Regional Cajuru, durante a apresentação do espetáculo teatral que narra a história da fundação da cidade. Mais de 400 crianças de escolas municipais da região estiveram atentos à encenação em comemoração aos 331 anos da capital paranaense.

O evento teve a presença do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário estadual de Cidades, Eduardo Pimentel. Greca destacou a importância de as crianças conhecerem e celebrarem a história da capital.

“É emocionante ver tantos curitibinhas envolvidos e entusiasmados com a história de nossa amada Curitiba. Esses momentos fortalecem nossa identidade e orgulho pela cidade. Parabéns a todos os pequenos espectadores e aos talentosos envolvidos na encenação”, disse o prefeito.

Eduardo Pimentel exaltou o compromisso da Prefeitura em promover o conhecimento das origens da cidade para os mais jovens. “Presenciar a energia e curiosidade das crianças durante a apresentação é inspirador. Transmitir nossa história é um passo fundamental na formação cidadã. Parabéns a todos os envolvidos”, salientou o vice-prefeito.

Animação
A apresentação no Cajuru contou com uma plateia animada que correspondeu com energia às brincadeiras do Curitibinha, personagem de quadrinhos criado por Marcos Vaz. Gabriel Henrique Santos, 9 anos, agora quer saber cada vez mais os detalhes da história de sua cidade. “Acho muito legal e importante aprender sobre como Curitiba surgiu. Estou curioso para aprender mais”, afirmou ele.

Isabelle Priscila Pelegri dos Santos, 9 anos, estava entusiasmada em participar da grande festa no Cajuru. “Estou amando tudo, adoro o Curitibinha. É um presente pra nós também”, disse. Ambos são alunos do quinto ano da Escola Municipal Ritta Anna de Cassia.

A diretora da escola, Maricleide Senna, ressaltou a importância de valorizar a história da cidade. “É uma questão de cidadania, faz eles se sentirem como parte de Curitiba, vivenciando isso. É uma construção do ser humano e do cidadão”, salientou Senna.

Participaram do auto de aniversário também as escolas municipais Prefeito Linneu Ferreira do Amaral, Irati, Issa Nacli, Ayrton Senna, Prof. Enéas Marques, Senador Enéas Faria e João Macedo Filho. O espetáculo teve ainda a participação da Banda Lyra.

Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, o Auto da Fundação percorre as dez regionais da cidade como parte das comemorações dos 331 anos de Curitiba, que serão completados dia 29 de março. Na próxima segunda-feira (11/3), será a vez da Regional Matriz receber o evento.

História
O Auto da Fundação mostra a chegada dos fundadores à região. São 13 atores com figurinos de época, que representam os indígenas e os colonizadores da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O cenário é inspirado no painel do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990), que se encontra no Colégio Estadual do Paraná.

A encenação destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.

Uma versão ampliada do espetáculo será exibida no Memorial de Curitiba e no Teatro da Vila. A versão estendida e musicada, denominada Evocação para Curitiba, conta com a participação de 16 atores.

A programação especial de aniversário deste ano conta ainda com inaugurações, eventos culturais, lançamentos e obras por toda a cidade.

Presenças
Participaram da apresentação no Cajuru a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a assessora especial do prefeito, Cibele Fernandes Dias; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Júnior; e os vereadores João das 5 Irmãos, Tânia Guerreiro e Serginho do Posto.

Próximas apresentações

Horário: 15h

Evocação para Curitiba
Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79
Datas: 10, 17, 24, 31 março e 7 abril
Horário: 12h

Teatro da Vila – R. Davi Xavier da Silva, 451 – Vila Nossa Senhora da Luz
Data: 16 de março
Horário: 15h30