Curitiba ganha Escola Permanente de Carnaval com mais de 500 vagas gratuitas

Editado por Josianne Ritz
Bloco Garibaldis e Sacis – Cred Júlio Garrido

Bloco Garibaldis e Sacis (Foto: Júlio Garrido)

Curitiba ganha a Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular, do Garibaldis e Sacis, para dar formação para o trabalho e a participação no carnaval. Para começar, a Escola oferecerá já a partir de setembro até o ano que vem 15 oficinas carnavalescas com mais de 500 vagas gratuitas.

Leia mais

“Nossa missão, como diz o hino do nosso bloco pré carnavalesco, é levar alegria por aí. Com este intuito promovemos a formação de cultura popular sempre pensando no intercâmbio dos artistas, alunos e principalmente com a cidade. Com a escola, a ideia é ampliar cada vez mais a relação com cultura popular de forma inclusiva, democrática e alegre,” diz Anaterra Viana, coordenadora da Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular.

O lançamento da Escola está marcado para segunda-feira, (25), na Sala Homero de Barros, no Edifício D. Pedro I, Reitoria da UFPR, com a assinatura do convênio com a Itaipu Binacional que patrocina a iniciativa e após a cerimônia haverá festa com o bloco Garibaldis e Sacis.

Escola Permanente de Carnaval: Um sonho antigo que se torna realidade

A Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular de Curitiba temsede física situada na Rua Portugal, 34 e será gerida pela Associação Recreativa e Cultural

É um sonho antigo dos integrantes do bloco Garibaldis e Sacis que se concretiza agora sendo um espaço permanente para a promoção e formação na cultura popular, em especial o carnaval. Também tem como objetivo formar pessoas para trabalhar e integrar ações do carnaval aprendendo desde maquiagem, figurino, composição de samba enredo, batucada, adereços,.

As oficinas de formação voltadas às manifestações da cultura popular tem um trajeto longo dos artistas que integram o Bloco e a Associação. Vem desde 2010 com a criação da Associação e as oficinas vem sendo ministradas com a parceria de professores e artistas paranaenses e de todo o Brasil.

Só em 2024 para 2025, foram mais de 350 alunos em oficinas realizadas e agora, com a escola, as vagas se ampliaram para mais de 500.

Mais de 500 vagas gratuitas nas oficinas carnavalescas

Para começar o calendário das oficinas, todas as segundas feiras de 01 de setembro a 20 de outubro, será realizada a Oficina de Batucada, ministrada pelo carnavalesco curitibano Sesóstris. As inscrições para esta primeira oficina abrirão um dia após o lançamento da escola, na terça-feira, dia 26 de agosto, na bio do Instagram da Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular.

A programação da escola nesta primeira iniciativa vai de setembro até junho de 2026 e contará com mais as seguintes oficinas: AGBÊ, Canto Carnavalesco, Timbal, Bonecos Gigantes, Sopros, Confecção de Fantasias, Mascaras e adereços, Cantoria, Pernaltas, Estandartes, Samba Enredo e Batucada femininas.

SERVIÇO

Lançamento da Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular do Garibaldis e Sacis

Quando: 25 de agosto, às 17 horas
Onde: Sala Homero de Barros, Edifício D. Pedro I, na Reitoria da UFPR
Rua General Carneiro, 460, Centro.
Após a cerimônia de lançamento e assinatura do convênio com a Itaipu Binacional, haverá uma festa no pátio da Reitoria com o Bloco Garibaldis e Sacis.