
Neste domingo, 24 de agosto, Paulo Leminski (1944-1989) completaria 81 anos. E para marcar a data, Curitiba fará uma homenagem especial a um dos maiores ícones culturais da cidade. Às 11h30 será inaugurada, na recém-criada Rua da Música, dentro do Parque Jaime Lerner, a escultura do poeta e escritor. O evento é aberto ao público e será uma ótima oportunidade para conhecer a Rua da Música e o Memorial Paulo Leminski, onde a escultura será instalada.
A peça está recebendo os últimos acabamentos no Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista, onde foi criada e desenvolvida. A escultura é moldada em bronze, num trabalho assinado pelo artista Rafael Sartori. A obra retrata Leminski sentado em um banco de bar, com um violão ao lado, simbolizando sua forte ligação com a música. No instrumento, estão gravados pequenos trechos de seus poemas, reforçando a identidade multifacetada do escritor.
A peça foi criada a partir de uma fusão de diversas imagens enviadas pela família, garantindo uma representação autêntica do poeta curitibano.
Pocket show no “aquece” para o Festival Paulo Leminski
Para marcar a inauguração, haverá um pocket do show Cabaré Haikai, peça de teatro e música com canções de Leminski. Durante o evento, artistas convidados vão declamar poesias do autor, selecionadas pela família. A celebração também será um aquecimento para o Festival Paulo Leminski, que acontece no próximo sábado (30/8), na Pedreira, reunindo arte, música e literatura.
Presença do prefeito
O evento deste final de semana contará com a participação do prefeito Eduardo Pimentel, que comentou sobre o presente da cidade em homenagem a Leminski. “Leminski já é eterno e a escultura é uma homenagem da cidade a um dos mais ilustres curitibanos, que levou o nome de Curitiba para o Brasil inteiro”.
Sobre Leminski
Nascido em Curitiba, Paulo Leminski é autor de obras marcantes como Catatau e a coletânea de poemas Distraídos venceremos. Sua poesia é marcada pela síntese, pela fusão de referências eruditas e populares, do haicai japonês à MPB. Também deixou um legado na música, com composições gravadas por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, entre outros.
Serviço
Inauguração da escultura de Paulo Leminski
Data: 24/8
Horário: 11h30
Local: Parque Jaime Lerneer (Pedreira Paulo Leminski) – Rua João Gava, 970