Curitiba ganha novo espaço cultural

Mario Akira com AEN
espaco cultural

Espaço cultural (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Curitiba ganhou um novo espaço cultural na manhã deste sábado (5). O governador em exercício Darci Piana participou da inauguração da Praça das Nações, novo espaço instalado na Estação Ferroviária de Curitiba.

“A valorização da história ferroviária é também uma valorização da nossa identidade e da cultura paranaense”, afirmou Piana. “Iniciativas como essa reforçam a vocação turística do Paraná, promovendo a integração com outras nações e fomentando o desenvolvimento do setor, que é um importante motor do desenvolvimento econômico e da geração de empregos no Estado”, acrescentou.

A iniciativa da Serra Verde Express transforma o local em um ponto permanente para apresentação de diferentes manifestações culturais, artísticas e gastronômicas, além de um acervo ferroviário permanente.

No primeiro sábado de cada mês, um país diferente será o tema principal do espaço. O Reino Unido foi escolhido como primeiro país homenageado por ser o berço da revolução ferroviária no mundo.

O presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, esclareceu que a proposta do espaço é ter um ambiente de integração entre culturas e de resgate histórico. “Inicialmente essa era uma área que estava perdida, que a gente levou mais de 25 anos para ter a autorização de que ficasse integrada ao espaço da Serra Verde. A partir de então, surgiu a ideia de criarmos a Praça das Nações Ferroviárias”, disse.

No espaço, haverá menções à cultura, gastronomia, música e arte de cada homenageado. “Uma artista paranaense fará mosaicos com as bandeiras que serão inauguradas, e teremos um mural que começa com as bandeiras do Brasil e do Reino Unido, com novas sendo inseridas a cada edição”, completou Arruda.

Espaço cultural, Praça das Nações terá visitação aberta ao público

A Praça das Nações terá visitação aberta ao público. Os visitantes poderão aproveitar a programação cultural e gastronômica nos dias específicos. O espaço também conta com bromélias e outras flores típicas da Mata Atlântica e espaços com abelhas nativas.

Outra novidade é a oferta de minipasseios de trem com ingressos a R$ 20 por pessoa, além de entradas gratuitas para aqueles que participarem de campanhas sociais. Atualmente, a campanha é para arrecadação de agasalhos, que serão repassados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O cônsul-honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, também participou da inauguração e frisou a importância do novo espaço como ponto de conexão internacional. “Essa iniciativa fortalece as relações internacionais. É o tipo de projeto que constrói pontes entre países, literal e simbolicamente. Fico especialmente feliz por ver o Reino Unido como o primeiro país homenageado”, afirmou.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – O passeio de trem entre Curitiba e Morretes, operado pela Serra Verde Express, é reconhecido internacionalmente pela beleza e pela experiência única que oferece aos visitantes. A rota passa por paisagens da Mata Atlântica, com túneis, pontes históricas e vistas privilegiadas da Serra do Mar e do Litoral paranaense.

Em janeiro deste ano, o passeio foi eleito um dos melhores do mundo pelo portal britânico Lonely Planet, maior editora de guias de viagem do planeta. Na publicação “Amazing Train Journeys 2025”, que destaca as 60 viagens ferroviárias mais inesquecíveis, o roteiro paranaense foi o único brasileiro a figurar, ficando em 14º lugar. A escolha, feita por mais de 200 especialistas internacionais, ressalta a experiência única que vai além do simples deslocamento, valorizando o turismo ferroviário na região.