Curitiba ganha novos contornos na exposição “Entre Montes e Vales”

Editado por Alana Morzelli
© Lucas Pontes – All rights reserved

© Lucas Pontes

A exposição “Entre Montes e Vales”, do fotógrafo Lucas Pontes, apresenta um novo olhar sobre Curitiba por meio de imagens aéreas que destacam a integração entre a cidade, a Serra do Mar e os montes que a cercam. Com mais de 30 fotografias captadas por drones ao longo de dois anos, a mostra inaugura no dia 16 de julho de 2025 e segue até julho de 2026 no segundo piso da Ópera de Arame, com entrada gratuita. A exposição integra o projeto cultural Vale da Música, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apresentação do Ministério da Cultura e do Bradesco, e propõe uma experiência imersiva ao revelar paisagens conhecidas sob ângulos pouco explorados, conectando arte, natureza e urbanismo.

“Dentro do Vale da Música a nossa ideia é contemplar os mais variados tipos de artes e, sobretudo, ocupar todos os espaços do complexo da Ópera com ofertas culturais. Esse espaço de exposições ao qual intitulamos Arco da Artes reforça nosso compromisso com os artistas paranaenses e com a oferta de experiências culturais significativas ao público , e nada melhor que uma exposição fotográfica com um olhar diferenciado sobre a cidade para isso”, conta Alana Alboitt, gerente de marketing do projeto.

Lucas é mineiro, fotógrafo radicado em Curitiba. Além disso, é geógrafo e desde 2009 vem se dedicando exclusivamente à fotografia, unindo as suas maiores paixões: paisagens, natureza, cidades, culturas tradicionais e religiosas e foto. É também autor dos livros “Mar de Nuvens” (2017) sobre as paisagens da serra do mar paranaense e ‘Curitiba do Alto” (2023). O fotógrafo também teve fotografias e ensaios reconhecidos em diversos concursos nacionais e internacionais e fotos publicadas em livros, catálogos, jornais e revistas nacionais.

Com curadoria de Milena Costa, a exposição contará com dez fotografias selecionadas, que retratam dois momentos importantes da trajetória de Lucas. “As alturas percorrem o imaginário do Lucas; dois dos seus últimos trabalhos, “Mar de nuvens” e “Curitiba do alto”, refletem uma mente e um corpo inquietos em busca de novos pontos de vista. Então, a ideia da exposição “Entre montes e vales” é justamente reunir esses dois momentos da trajetória do fotógrafo para que o público possa apreciar”, finaliza Milena.

Serviço:

Exposição Entre Montes e Vales – Lucas Pontes

Data: de 16 de julho a julho de 2026

Local: Arco das Artes – Anel superior da Ópera de Arame
Valor para entrada no Vale da Música: R$16 inteira e R$8 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita (exceto feriados).
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.

Para mais informações: @festivalvaledamusica