
A 68ª edição da exposição internacional World Press Photo 2025 vem à capital paranaense nesta terça (7) e fica até dia 30 de novembro. Instalado na CAIXA Cultural, no centro, o evento traz 42 projetos premiados do fotojornalismo abordando os principais acontecimentos globais. A exibição conta com fotógrafos de 31 países diferentes.
A exposição tem temáticas em torno da crise climática, conflitos armados, gênero, diversidade e migração. O destaque da iniciativa é a foto vencedora da edição, feita pela fotógrafa palestina Samar Abu Elouf, retratando Mahmoud Ajjour, de 9 anos, ferido em um ataque de Israel à Gaza.
Durante o período de exibição, a mostra se une à campanha nacional Feminicídio Zero, conectando o público a narrativas visuais que abordam a violência contra mulheres em diferentes contextos ao redor do mundo, como forma de reforçar o papel da arte na conscientização social para enfrentamento do feminicídio, promoção dos direitos das mulheres e diminuição da violência de gênero.
No Brasil, a exposição conta com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. Adicionalmente, a organização sem fins lucrativos Repórteres Sem Fronteiras apoia as programações paralelas da World Press Photo.
68º Concurso Anual de Fotojornalismo World Press Photo
Criado em 1955, o Concurso Anual World Press Photo tem como propósito reconhecer o melhor do fotojornalismo e da fotografia documental produzidos a cada ano. Por meio de uma estrutura regional de avaliação que busca garantir diversidade e representatividade, o concurso é dividido em seis regiões globais e três categorias por formato: Fotografia Individual, Reportagem e Projetos de Longo Prazo. As imagens são julgadas e premiadas de acordo com a região onde foram produzidas e não pela nacionalidade do fotógrafo.
Entre os vencedores da América do Sul, nas categorias Individual e Reportagem, destacam-se três fotógrafos brasileiros: Anselmo Cunha, André Coelho e Amanda Perobelli, com registros que documentaram desde as enchentes históricas no Rio Grande do Sul até a celebração esportiva da torcida do Botafogo, após conquista inédita em 2024. A novidade deste ano é a ampliação do número de premiados por região, fortalecendo o olhar plural sobre os acontecimentos que moldam o mundo.
O Brasil também se destaca em projetos internacionais, à exemplo da série sobre a seca na Amazônia, do mexicano Musuk Nolte, e a imagem do surfista Gabriel Medina, captada pelo francês Jerome Brouillet, após a manobra que rendeu a conquista de medalha olímpica em Paris.
Na edição de 2025, a premiação celebra as quase sete décadas de existência com números marcantes: 42 projetos vencedores, selecionados entre mais de 59 mil imagens inscritas por 3.778 fotógrafos de 141 países.
Oficina gratuita de Fotojornalismo
Como parte da programação, o público interessado poderá participar da oficina gratuita “Fotojornalismo em Tempos de Crise – A Experiência de Anselmo Cunha”, no dia 8 de outubro. Com registro premiado sobre a cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul, o fotógrafo vai compartilhar os bastidores da atuação em cenários de emergência e os desafios da produção de imagens em tempo real para grandes agências internacionais.
O objetivo é proporcionar uma imersão prática no universo do fotojornalismo de hard news, abordando desde a ética na cobertura de desastres até a relação entre profissionais independentes e veículos de mídia global. Ao final, os participantes serão convidados para uma visita guiada à exposição, conduzida pelo próprio fotógrafo, representando uma oportunidade única de aprendizado sobre o poder transformador da fotografia documental.
Serviço:
[EXPOSIÇÃO] World Press Photo 2025
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba
Data: 7 de outubro a 30 de novembro de 2025
Horário de visitação: Terça a Sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados das 10h às 19h.
Ingressos: entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos
Acessibilidade: As visitas mediadas têm transcrição em Libras e todas as imagens contém audiodescrição
Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba | (41) 3041-2155
[OFICINA] Fotojornalismo em Tempos de Crise – A Experiência de Anselmo Cunha
Ministrante convidado: Anselmo Cunha
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba
Data: 8 de outubro de 2025
Horário: 10h30 às 11h30, com visita guiada até às 12h