Curitiba recebe exposição em homenagem à Silvia da Silva

Reconhecida por sua contribuição às artes visuais em Curitiba e pelas icônicas camisetas da URSAL, a artista recebe uma exposição em sua homenagem um ano após seu falecimento

Redação Bem Paraná com assessoria
foto 5

Acervo pessoal

No dia 20 de julho, sábado, acontece a abertura da exposição Imaculada, que apresenta a produção da artista Silvia da Silva, em Curitiba. A mostra apresenta a produção de Silvia da Silva de 2007 a 2023, ano de seu falecimento, através de obras, registros, projetos e documentos. 

O evento ocorre no dia do aniversário de Silvia, celebrando sua vida e legado. Além disso, serão realizadas também performances, discotecagem, ação de mural de lambes e a Banca Silvestre, onde você poderá adquirir gravuras, camisetas e múltiplos de Silvia da Silva.

Quem é Silvia da Silva?

Silvia da Silva cursou Gravura em 2008 na Escola de Belas Artes do Paraná. Recebeu o 3º lugar no 8º Prêmio Ibema de Gravura (2018), 2º lugar no Salão de Gravura de Paranaguá (2010) e no Possíveis Conexões (MAC-PR), além de menção honrosa na IV Bienal de Gravura de Santo André (SP). Participou da Salmonela Urbana Cia, ilustrou livros e foi uma das idealizadoras do Circuito de Mulheres Artistas, que ocupava praças de Curitiba com performances e ações de artistas locais. Além disso, fundou o Ateliê Silvestre, um estúdio de serigrafia na Praça Osório, onde atendia artistas e produtores culturais e também produzia seu trabalho autoral em gravura e ilustração. 

Lucia Helena Martins, artista, professora, e uma das organizadoras da exposição, conta que “Silvia da Silva é uma autêntica artista que foi atrás de seus desejos, projetos e correu a vida fazendo arte e sendo resistência. Sua vasta produção revela de forma genuína o imaginário da cidade de Curitiba, com seus Ursais, pássaros, circo, capivaras, homens na cozinha, curandeiras[…]Nas suas derivas pelas praças, ruas, galerias e espaços da cidade, criava performances e brindava os encontros, buscando criar pontes entre artistas, pessoas, vidas. Silvia da Silva é arte, sua vida, artivismo. Foi uma presença ilustre que já faz parte da história da arte e imaginário da cidade de Curitiba.” 

Após o falecimento da artista, suas obras e documentos ficaram na Alfaiataria Espaço de Artes e, desde então, parceiros de trabalho junto à família realizaram mutirões de higienização, catalogação e digitalização do acervo, e atualmente buscam financiamento para criar um catálogo que preserve sua produção e trajetória.

Serviço: 

Abertura Exposição “Imaculada” de Silvia da Silva em Curitiba

Sábado, 20 de julho, das 11h às 16h

Local: Alfaiataria Espaço de Artes Rua Riachuelo, 274 – Centro – Curitiba/PR Entrada gratuita

Mais conteúdos em Bem Paraná.