Com início neste sábado (4), a CAIXA Cultural Curitiba recebe a mostra “Labirinto” de André Severo. Com uso imersivo de textos, sons e imagens, a exposição tem o intuito de fazer o espectador refletir sobre a consciência e memória. A classificação é livre. “Labirinto” está aberto para visitação de terça a sábado, das 10 às 20 horas. Nos domingos e feriados, das 10 às 19.
A mostra é a obra final da trilogia “El Mensajero”, que conta também com as exposições “Metáfora” e “Espelho”, que tem como enfoque a pandemia. “Labirinto” tem mais de 400 fotografias e 6 filmes, posicionadas de maneira que as imagens criem um labirinto.
Segundo o idealizador e artista, André Severo, a exposição é uma obra-libelo – não se tratando de discurso direto e sim de uma manifestação poética, construída a partir de ruínas que revelam vestígios visuais de situações e pessoas que passaram a existir somente no campo da lembrança e, ainda assim, podem provocar sentimentos intensos. “Mergulhamos nas imagens ‘daquilo que já não é’, mas ainda pulsam, soam e nos abduzem para dentro de suas linhas de fuga”, ressaltou.
Sobre o artista:
Natural de Porto Alegre, André Severo é mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem trajetória marcada por projetos como Areal, Lomba Alta e Dois Vazios, além de publicações como Consciência Errante e Soma e Deriva de Sentidos. Atuou como curador associado da 30ª Bienal de São Paulo e co-curador da representação brasileira na 55ª Bienal de Veneza.
Serviço:
[EXPOSIÇÃO] Labirinto de André Severo
Abertura: 4 de outubro de 2025, às 16h
Visitação: 5 de outubro de 2025 a 25 de janeiro de 2026
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba
Horário de visitação: Terça a Sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados das 10h às 19h
Ingressos: Gratuitos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acessibilidade: As imagens contarão com audiodescrição