09livro
Foto: reprodução

O Observatório da Cultura do Brasil (OCB) realiza nesta quarta-feira (10), às 17 horas, o evento presencial de lançamento da segunda edição do livro digital sobre os 40 anos do MinC no Café e Livraria Arte & Letra (Rua Desembargador Motta, 2011, Centro – Curitiba, PR). O livro chegou à nova edição 3.1, que substitui a versão 3.0 anterior. E traz uma análise crítica do Ministério da Cultura em suas mais diversas gestões.

Na ocasião, haverá um bate-papo com convidados e especialistas sobre políticas culturais. A entrada é gratuita e o evento terá transmissão ao vivo no canal de Youtube do Observatório.

A nova versão (3.1) traz mais de 1.100 páginas de pesquisa crítica e aprofundada sobre os 40 anos de existência do Ministério da Cultura. Revela falhas estruturais e ineficiências que atravessam diferentes governos, em um estudo de interesse público em defesa de movimentos sociais. O novo livro está melhor organizado, com pontos revistos, entre outras melhorias, substituindo a versão 3.0, anterior.

Pesquisa

Devido à demanda coletiva das informações, a rede de pesquisadores do OCB decidiu tornar o livro público e gratuito, disponível no site www.observatoriodacultura.com.br.

Fruto de um trabalho coletivo de pesquisadores, juristas, jornalistas e acadêmicos ligados ao OCB, o estudo baseia-se em 35 processos de auditoria, quase 40 representações de congressistas e cerca de 300 reportagens. O documento aponta problemas sensíveis de gestão que se repetem ao longo do tempo, como um passivo de projetos da Lei Rouanet sem prestação de contas, contratos de TI ineficientes, sistemas defasados ainda em papel e a dificuldade crônica de implementar o Plano Nacional de Cultura.

Trata-se de um diagnóstico técnico e jurídico que expõe uma crise estrutural na administração cultural brasileira. E atravessa governos de esquerda, centro e direita, sem entrar na polarização política ou na guerra cultural. O Observatório ressalta que o objetivo é fortalecer o Ministério da Cultura e contribuir para políticas públicas mais eficazes.

Leitura

A nova versão 3.1 do livro (que substitui a versão 3.0) está disponível gratuitamente para download ou leitura online no site: www.observatoriodacultura.com.br.

O material também é acompanhado de quase mil documentos anexos, disponíveis para consulta pública: https://linktr.ee/Minc40anosRelatorio