Cultura Literatura

Curitiba terá corredor cultural inédito do Festival da Palavra; conheça

SMCS, editada por Lycio Vellozo Ribas
07ruadaliteratura

A "Rua da Literatura". foto. SMCS

Um corredor cultural ligará a Academia Paranaense de Letras, no Palácio Belvedere, ao Bondinho da Leitura, no calçadão da Rua XV, conectando sete pontos culturais ao longo da Ébano Pereira. Trata-se da Rua da Literatura, atrativo para o III Festival da Palavra de Curitiba, de 10 a 14 de setembro.

Ao longo de 500 metros da Rua da Literatura, o público poderá circular por locais que receberão a programação do Festival da Palavra: Academia Paranaense de Letras, no Belvedere; a Casa da Cultura da Polônia; a Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro; a Livraria Telaranha; a Secretaria de Estado da Cultura; a Biblioteca Pública do Paraná e o Bondinho da Leitura no Calçadão da XV.

O Festival será descentralizado, ocupando 26 espaços culturais da cidade, do Centro à CIC. “O Festival da Palavra dá início a esse eixo literário inédito no Centro da cidade, conectando espaços culturais, promovendo a circulação do público entre eles. A ideia é transformar a região em um grande espaço de convivência, onde a literatura e a oralidade se encontram”, destaca o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Em todos esses locais acontecerão atividades gratuitas, como oficinas, debates, espetáculos infantis, contações de histórias, exposições e shows musicais, especialmente no fim de semana do festival. Confira a programação completa da Rua da Literatura AQUI.

Palco na rua

A Fundação Cultural de Curitiba vai instalar no coração da Rua da Literatura um palco ao ar livre com atrações especiais, especialmente para as crianças. O palco ficará na Ébano Pereira, entre a sede da Secretaria de Estado da Cultura e a Praça Praça Santos Dumont.

“Santos Dumont era um leitor e a literatura talvez tenha sido uma grande fonte de inspiração para o pai da aviação. Ele também escreveu livros, além de ser retratado em várias histórias e biografias. Ou seja, ele está fortemente conectado ao Festival da Palavra de Curitiba, por meio da praça em sua homenagem”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão Júnior. A FCC e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura promovem o festival.

Bia Bedran

O destaque do palco da Praça Santos Dumont será o show da cantora Bia Bedran, referência nacional na música infantil, que apresenta o espetáculo Canções, Histórias e Brincadeiras no dia 13 de setembro, às 15h.

Além dela, grupos locais, como Tupi-Pererê, Barbas de Molho, Marcel Malê e Flávia Imirene e a Companhia Os Barbacas, também animarão o público infantil.

A programação segue até o Bondinho da Leitura e a Livraria Telaranha, com apresentações e sessões de contação de histórias.

Visitas guiadas

Outra atividade que será oferecida na Rua da Literatura são as visitas guiadas com historiadores da Fundação Cultural de Curitiba. No sábado (13/9), das 10h às 12h, a visita “Pela história da ladeira, ler a rua Ébano Pereira” será um passeio pela história da via que liga o bairro São Francisco ao Centro.

O percurso tem início na Praça João Cândido, às 10h, e desce a ladeira até a Rua XV de Novembro. As inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba.

No domingo (14/9), às 11h, a visita histórica guiada será pela Praça Santos Dumont e arredores. Um pequeno terreno entre as ruas Cruz Machado, Ébano Pereira e Saldanha Marinho conta uma história que começa com o jornalista e historiador Romário Martins, passa pelas tardes movimentadas do antigo Gymnasio Paranaense e hoje repousa à sombra das quatro grandes Tipuanas.

Nesse local, em pedra e bronze estão eternizados Romário Martins, Santos Dumont e Eleodoro Ébano Pereira. O ponto de encontro será no Belvedere, às 11h. As inscrições também são pelo Guia Curitiba.

Oficinas e debates para todos os gostos
Entre os dias 11 e 13 de setembro, o Palácio Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras, estão programadas oficinas de dramaturgia, poesia, crônica, conto, literatura infantil e música, com nomes como Fátima Ortiz, Nilson Monteiro, Regina Casillo, Etel Frota e Paulo Venturelli.

Já na Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro, acontecem minicursos e encontros sobre temas como Direito e Literatura, a língua portuguesa, além de bate-papos sobre a história do rádio e da imprensa curitibana, com participação de Clèmerson Merlin Clève, Albino de Brito Freire, Carneiro Neto, Dante Mendonça, entre outros.

Programação da Rua da Literatura

RUA DA LITERATURA

Palácio Belvedere – Academia Paranaense de Letras

11/9 (quinta-feira)

Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro

11/9 (quinta-feira)

12/9 (sexta-feira)

Casa da Cultura Polônia Brasil

14/9 (quarta-feira)

Biblioteca Pública do Paraná

11/9 (quinta-feira)

Exposição Permanente (10 a 14/9)

Bondinho da Leitura

11/9 (quinta-feira)

12/9 (sexta-feira)

13/9 (sábado)

Praça Santos Dumont – Espetáculos Infantis

13/9 (sábado)

13 e 14/9 (sábado e domingo)

14/9 (domingo)

Telaranha

13/9 (sábado)

14/9 (domingo)