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As cantoras Ivete Sangalo e Ludmilla anunciaram nesta quarta (15) o cancelamento de turnês em todo o Brasil, com shows previstos para o segundo semestre em Curitiba. Não foram os primeiros espetáculos cancelados neste ano na capital paranaense. No fim de abril, houve cancelamento do Festival Doce Maravilha, que estava previsto para os dias 8 e 9 de junho na Pedreira Paulo Leminski, e do show da banda Oingo Boingo Former Members, que aconteceria em 1 de junho no Teatro Positivo. Mas como fica o direito dos consumidores neste casos, como deve ser feito o reembolso?

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No caso dos shows de Ivete Sangalo e Ludmilla, a Eventim informou em nota que: “Informações sobre os shows de Ludmilla e Ivete serão enviadas em breve para o e-mail cadastrado na Eventim. A produtora dos eventos, 30e, também garantiu que divulgará o mais breve possível os procedimentos relacionados ao reembolso para os fãs que já haviam adquirido ingresso.

Taxa de conveniência deve ser devolvida também

Segundo o Código do Consumidor, as empresas promotoras e os organizadoras dos eventos devem reembolsar integralmente seus clientes quando isso ocorre (tanto o valor do ingresso quanto eventuais taxas). É que nas compras on-line, geralmente é cobrada uma “taxa de conveniência” dos consumidores pelas empresas que vendem os ingressos. O que os órgãos de defesa do consumidor afirmam é que esta taxa também deve ser reembolsada (não só o valor da entrada). “Nas condições em que houve o cancelamento, todos os valores devem ser devolvidos. A questão é que o consumidor não pode ter nenhum prejuízo”, alerta a diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano.

O reembolso deve ser buscado nas empresas que vendem os ingressos, no caso dos shows de Ludmilla e Ivete, a Eventim, e não na produtora do evento, porém se houver problemas de reembolso, tanto a empresa que vendeu os ingressos quanto a produtora do evento são solidárias na responsabilidade. “Caso a devolução do dinheiro não ocorra, tanto a produtora quanto a tiqueteira serão chamadas para resolver o problema”, explica Cláudia.

Em caso de dificuldades em receber o dinheiro de volta, o consumidor pode registrar reclamação no Procon.

Reclame aqui

No site Reclame Aqui, a Eventim conta com 1995 reclamações nos últimos seis meses. E 110 delas são sobre estorno do valor pago.