O espetáculo “Deriva”, da Súbita Companhia de Teatro, estreia na próxima quinta-feira (20) no Teatro José Maria Santos, com temporada até 2 de março. As apresentações acontecem de terça a sexta, às 20h, aos sábados com sessões duplas, às 17h e 20h, e aos domingos, às 17h. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteira do teatro uma hora antes de cada sessão.
- Titãs e Fernando e Sorocaba fecham temporada de shows em Matinhos; Rick e Renner se apresentam em Pontal do Paraná
- Diretor de ‘Conclave’ elogia Fernanda Torres e dia que ‘seria maravilhoso’ ‘trabalhar com ela
Com dramaturgia de Maíra Lour e Pablito Kucarz, “Deriva” explora as relações entre o corpo, a palavra e as imagens, refletindo sobre a fúria, beleza, contradições e disputas narrativas da cidade. A direção é de Maíra Lour, e o elenco conta com Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano.
A peça convida o público a percorrer o centro histórico de uma cidade, vivenciando o espaço urbano e as narrativas que se sobrepõem no cotidiano. “Deriva” é um convite para observar e reconhecer detalhes que refletem as complexas interações entre a cidade e seus habitantes.
A criação do espetáculo é resultado de estudos do grupo sobre o corpo e a cidade, tendo como base a afirmação do geógrafo Milton Santos: “O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está”. O processo envolveu residências imersivas com artistas convidados para colaborar na pesquisa de linguagem cênica, considerando o corpo como território de experiências poéticas, políticas e estéticas.
O projeto de criação da dramaturgia foi realizado através do Edital PNAB Fomento (Aldir Blanc II) da Fundação Cultural de Curitiba e o projeto de montagem contou com o apoio do programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas, contemplando a companhia no biênio 2024-2025.
Serviço:
Datas: 20 de fevereiro a 2 de março
Horários: Terças, quartas, quintas e sextas, às 20h; sábados, às 17h e às 20h; domingos, às 17h
Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655, Curitiba)
Entrada: Gratuita (ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações)
Classificação Indicativa: 14 anos
Acessibilidade: Apresentações com Libras nos dias 21 e 28/02 (sextas-feiras), às 20h. Apresentação com Audiodescrição no dia 01/03 (sábado), às 17h.
A Súbita Companhia, que desde 2007 desenvolve pesquisa em encenação e dramaturgia contemporâneas, segue seu compromisso com a inovação teatral e com o estudo contínuo do corpo e do movimento.