Desfile pelo calçadão da rua XV de Novembro dos grupos folclóricos que se apresentarão no Festival Folclórico. 24/06/2023. Foto: Brunno Covello
Desfile do Festival Folclórico no sábado (Foto: Brunno Covello)

No próximo sábado (21), acontece o tradicional desfile dos grupos folclóricos em pleno calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba. A partir das 11h da manhã, centenas de folcloristas se concentram na Praça Santos Andrade para depois saírem em direção a Praça Osório pelo calçadão da Rua XV de Novembro.

O evento marca a chegada do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná. Com o tema “Viva o Folclore”, um dos mais tradicionais e longevos festivais folclóricos do Brasil chega a sua 63ª edição com apresentações de 30 de junho a 10 de julho, no grande auditório do Teatro Guaíra.

Realizado pela Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, durante onze dias, traz ao público 16 apresentações inéditas de danças, cantos e trajes típicos. Os países celebrados são Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Japão, Polônia, Suíça e Ucrânia. A abertura do Festival terá a apresentação da Orquestra de Câmara de Curitiba tocando peças musicais do Brasil, Espanha, Itália, Ucrânia, Polônia, Grécia, Japão, Israel e Alemanha, a direção musical é de Winston Ramalho. Os ingressos já estão disponíveis em https://festivalfolclorico.com.br/ .

Para Blanca Hernando Barco, presidente da Aintepar, o Festival Folclórico é o grande momento para celebrar povos que fazem parte da história do Paraná. “Serão mais de duas mil pessoas envolvidas nos espetáculos entre bailarinos, músicos, coreógrafos, folcloristas e demais profissionais. Uma verdadeira viagem pelo mundo através da música e da dança”, conclui Blanca.

Trajetória do Festival Folclórico

Idealizado e organizado por grupos folclóricos locais, o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná acontece desde 1959. Em 1974, esses grupos formaram a Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), entidade responsável por manter o evento ativo desde então, além de fomentar o trabalho dos grupos étnicos no estado. O evento fez parte do roteiro de reinauguração do Teatro Guaíra, depois do incêndio de 1970. Pela importante contribuição à cultura local, na década de 1980, o Governo do Paraná inseriu o Festival no calendário oficial do Estado.

Sobre a Aintepar — A Associação Interétnica do Paraná tem compromisso com a autenticidade e a essência do folclore, preservando as tradições que ajudaram a moldar a cultura e a identidade paranaenses. Atualmente, é composta por 16 grupos, que representam 12 etnias, povos de todo o mundo que se estabeleceram aqui no decorrer dos séculos XIX e XX e influenciaram diretamente o desenvolvimento do Estado, mas não deixaram de transmitir à sua descendência o amor pela terra de origem.

Apoios, Incentivo e Patrocínio – A 63ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. A produção é da Unicultura e da Trento Comunicação com apoio da Fecomércio PR, SESC PR, Teatro Guaíra e Bodebrown e patrocínio da Unimed Curitiba, Instituto Unimed e Laboratório Unimed.

SERVIÇO: 

Desfile do do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná

Data: sábado, 21 de junho de 2025

Horário: a partir das 11h

Local: concentração na Praça Santos Andrade, chegada na Praça Osório.

63ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Data: de 30 de junho a 10 de julho

Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão)

Endereço: Praça Santos Andrade, s/n

Ingressos: Inteira: R$ 70 (setenta reais) meia-entrada R$ 35.

Vendas pela bilheteria ou pelo site https://www.ingressonacional.com.br/evento/31185/63-festival-folclorico-e-de-etnias-do-parana 

Classificação etária: Livre

Programação completa emhttps://festivalfolclorico.com.br/ 

Acompanhe o Instagram: @festivalfolcloricodoparana