brucemoto
Foto Franklin de Freitas

Prestes a iniciar turnê pelo Brasil, Bruce Dickinson desembarcou em Curitiba com agenda cheia. Nesta terça-feira (23), participou de um duelo de esgrima, andou de moto, provou uma nova cerveja que lança esta semana junto com a fábrica artesanal curitibana Bodebrown e recebeu em mãos o título de Cidadão Honorário da cidade. Nesta quarta (24), o astro do heavy metal fará show solo na capital paranaense.

Duelo de Esgrima

Por volta das 12 horas, ele participou de um duelo exibição com os esgrimistas paranaenses Pedro Petrich e Alexandre Camargo na Praça Afonso Botelho. Bruce participou do duelo trajando o uniforme oficial contendo luva, máscara e espada.

A esgrima sempre foi um passatempo na vida do cantor, porém os treinamentos foram intensificados durante a turnê do álbum Piece of Mind, no início da década de 1980. A partir disso, a espada passou a ser um item indispensável nas viagens. Em 1988, Bruce Dickinson chegou a ser convocado para representar a Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Seul, mas a agenda de shows da banda impediu sua participação. No ano seguinte, Bruce ficou em sétimo lugar na Copa Europeia.

A esgrima do vocalista também está presente na banda. A faixa “The Duellists”, presente no álbum Powerslave, narra a história de dois homens que duelam com espadas até a morte. Já no videoclipe de “Wasted Years”, os fãs podem contemplar um flash de Bruce em ação no esporte.

Saiba sobre o show “The Mandrake Project” de Bruce Dickinson em Curitiba

Cerveja e título de cidadão honorário

De lá, Dickinson foi para a cervejaria Bodebrown, onde além de provar e aprovar a cerveja, também aproveitou a visita na fábrica para receber em mãos o título de Cidadão Honorário de Curitiba, entregue pelos vereadores que propuseram o título e equipe da Bodebrown. “Bruce é uma grande lenda do rock e para nós é uma imensa alegria seguir neste processo criativo com ele, que reforça a divulgação de Curitiba com um grande centro das cervejas artesanais”, conta Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown. “Se no novo disco The Mandrake Project ele cita inspirações da alquimia nas letras, nós apresentamos agora uma cerveja que inova e encanta com este toque quase mágico do jambu”.

Esta homenagem concedida pela Câmara dos Vereadores de Curitiba, que pode parecer surpreendente para muitos fãs, se deve justamente a parceria de Dickinson com a Bodebrown, que já resultou na criação coletiva de três cervejas. Elas foram desenvolvidas pelos irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti, da Bodebrown, junto com o vocalista britânico, numa série iniciada há quatro anos.

As duas primeiras são colaborações oficiais em parceria com a banda Iron Maiden: Trooper Brasil IPA, lançada em 2019, e Aces High, de 2022. Na divulgação mundial que o vocalista fez das cervejas, ele também destacou a capital do Paraná como um grande centro da cervejaria artesanal e do rock, o que fez os vereadores Eder Borges (PL) e Nori Seto (PP) proporem a cidadania honorária, aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores.

A mais nova cria da dobradinha do astro do heavy metal com a Bodebrown é a Mandrake Jambu Ale, inspirada no novo álbum solo de Dickinson, The Mandrake Project. Ela será lançada oficialmente nos sete shows da turnê brasileira do disco, que inicia nesta quarta-feira (24) em Curitiba, no Teatro Positivo. Depois, a tour passará por Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirao Preto e São Paulo, onde termina em 4 de maio.

Moto

Lá na Bodebrown, o astro ainda andou de moto pelas ruas do Boqueirão.