A escritora infantil Renata Barrozo Baglioli lançou o seu último livro neste sábado, 30 de abril, na sede da editora InVerso. ‘Diogo e a Menina Colorida’, o protagonista o piolho Diogo embarca em uma história sobre amizade e a importância da empatia e do acolhimento das crianças.
Nesta aventura, o simpático piolho asseado de gravata-borboleta Diogo vai ajudar a Menina na adaptação de uma nova escola, na qual ela chega para fazer um intercâmbio. As ilustrações são de Andrea Martau.
Advogada por formação, Renata Baglioli dedicou-se por quase 20 anos ao Direito, mas desde fevereiro de 2021 deixou o mundo jurídico de lado para se dedicar inteiramente ao literário. Lançou seu primeiro livro em abril, com o título infantil “Diogo e a menina sem-nome”, que conta a história de um piolho, Diogo, que pula na cabeça de uma menina e, em tempos de pandemia, ajuda a garota, isolada e imersa na virtualidade, a resgatar os laços com o mundo real, físico.
Renata revelou que essa nova história trata de inclusão e pertencimento. O piolho Diogo é o personagem que a autora escolheu para falar sobre o respeito às diferenças. Na primeira aventura, Diogo ajudou a Menina a trabalhar a ressignificação das brincadeiras infantis. Lançado em meio a pandemia da Covid-19, Renata conta que a ideia era estimular as crianças a retomarem as antigas brincadeiras para deixarem um pouco de lado os dispositivos eletrônicos.
Apaixonada pela literatura desde criança, Renata disse que a incursão pelo mundo da literatura infantil veio como uma forma de deixar um legado para o filho de 8 anos, o Bernardo, e sobrinhos. “Em meio a pandemia eu comecei a me questionar se não era o momento de focar na literatura”, disse. “Observando eles, eu vi na espontaneidade das crianças como é importante investir na educação, incentivar o hábito da leitura desde cedo”, disse.
Neste livro, Renata explicou que planejou trabalhar a empatia. “O meu objetivo com os livros é gerar uma reflexão também nos pais e nas crianças”. Ela descreveu o Diogo como um personagem que está dentro da cabeça da criança, não em cima, sob o cabelo. “O Diogo é um piolho que tá dentro da cabeça da criança. É uma vozinha que tá dentro da cabeça dela e que tem como missão levar a criança a reparar e observar. E neste livro a Menina Colorida ele vem com a missão de falar sobre a importância do pertencimento, de acolhimento e da inclusão no desenvolvimento”, disse.
Renata afirmou que o livro foi muito pensado. “Meu objetivo nessa história é falar sobre respeito. As pessoas são todas diferentes e com características diferentes”, contou. Ela relata que a missão é falar sobre o acolhimento dessas diferenças. No livro ela relata as dificuldades de adaptação da menina em um novo colégio, onde ela se sente um pouco estranha. “O objetivo é mostrar que somos diferentes, mas que temos nossos dons e que somos todos especiais a nossa maneira”, explicou.
A ideia, revelou Renata, é despertar na criança um olhar sobre os nossos dons, sobre o que se pode fazer para despertar os dons e essas diferenças nas pessoas. “Sobre como é importante trabalhar o pertencimento na criança para que ela cresça com raízes sólidas e segura e não se envergonhe de mostrar seus dons e suas diferenças”, disse.
Serviço
Diogo e a menina colorida
Escrito por Renata Barrozo Baglioli
Ilustrado por Andrea Martau
ISBN: 978-65-89851-98-1
28 p. | 20 x 22 cm | PTBR | grampeado
https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/diogo-e-a-menina-colorida