Jihad Mohamad Habas
Jihad Mohamad Habas

O documentário Notas Sobre um Desterro, dirigido pelo curitibano Gustavo Castro, terá duas exibições gratuitas em Curitiba antes de iniciar seu circuito por festivais nacionais e internacionais.

Após estreia no Festival Olhar de Cinema, em julho, o filme conquistou público e crítica ao apresentar uma denúncia sobre a resistência palestina diante de um cenário de violência e apagamento histórico. Com imagens inéditas da Cisjordânia e de Gaza, o longa é construído como um ensaio visual de profunda humanidade, que se recusa à neutralidade diante da barbárie.

Leia também

As sessões em Curitiba acontecem no dia 30 de agosto (sábado), às 16h15, com debate após a exibição, e no dia 9 de setembro (terça-feira), com debate e participação do presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, às 19h, ambas na Cinemateca de Curitiba.

Depois dessas apresentações, o documentário segue para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em uma edição histórica que celebra os 60 anos do evento.

Serviço: Notas Sobre um Desterro

Cinemateca de Curitiba – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba
30 de agosto (sábado), às 16h15 – seguido de debate com o diretor e equipe
9 de setembro (terça-feira), às 19h

Conheça o documentário sobre resistência palestina

As filmagens do encontro com uma família brasileira-palestina na Cisjordânia de 2018 são revisitadas após 7 de outubro de 2023. O que era para ser um filme sobre as possibilidades de coexistência em uma terra ocupada, se transforma em uma brutal reflexão sobre colonização, apartheid, genocídio e a recente proliferação de imagens de guerra, produzidas pelas próprias vítimas de um massacre que se repete no curso do tempo. 

Sobre o diretor

Gustavo Castro é diretor, diretor de fotografia e editor. Realizou mais de 30 documentários sobre temas sociais na América do Sul, Amazônia e Oriente Médio. Em 2025, lançou seu primeiro longa como diretor: Notas sobre um Desterro, um filme-ensaio sobre a questão Palestina.