Dom Quixote em quadrinhos

Um dos maiores clássicos da literatura mundial ganhou nova versão em Histórias em Quadrinhos (HQ).

Bem Paraná


Um dos maiores clássicos da literatura mundial ganhou nova versão em Histórias em Quadrinhos (HQ). Trata-se de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, que conta sobre as aventuras de dois personagens muito especiais: Dom Quixote de La Mancha, vivido pelo decadente fidalgo Alonso Quixano e Sancho Pança, seu vizinho, lavrador transformado em seu fiel escudeiro. Alonso Quixano era alucinado pelos heróis de novelas de cavalaria e vivia discutindo com seus amigos qual personagem era mais valente.


Sua fixação chegou a tal ponto que passava noites e noites comparando as novelas, seus cavaleiros e seus feitos. Esquecia-se até de comer e dormir. Acabou por se convencer que era ele próprio, um cavaleiro andante em busca de fama e glória.


Nestelançamento da editora Escala Educacional, roteiro e desenhos são do quadrinhista Bira Dantas e o livro tem traços e pinceladas inspirados em Gustave Doré e Goya.


Para chegar a este trabalho, foram precisos oito meses de trabalho. “Levei até janeiro de 2008 para finalizar os desenhos com nanquim e escrever os diálogos. Claudia e Thais, minha mulher e filha ajudaram a apagar o grafite das páginas para eu poder fotocopiar e pintar com aquarela”, explica Bira Dantas.


O cuidado com um texto acessível também foi tomado, em um equilibrio com ilustrações carregadas de ironia, para traduzir as loucuras e a sabedoria atemporal do personagem.


Currículos – Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares, cidade próxima a Madri. Em 1570 se tornou soldado e participou da batalha naval de Lepanto, em 1571. Entrou para a história como romancista, dramaturgo e poeta, criador de Dom Quixote, um dos personagens mais famosos da literatura mundial. Cervantes estabeleceu uma nova maneira de pensar a literatura ao utilizar recursos como a ironia e o humor. O livro Dom Quixote foi escrito em duas partes, a primeira lançada em 1605, a segunda parte, em 1615.


Dantas é paulistano.Foi diretor da Associação dos Quadrinhos e Caricaturas do Estado de São Paulo. Também recebeu da Câmara de Campinas, cidade onde vive, o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares. Ganhou alguns troféus como Ângelo Agostini e HQ Mix, no Brasil, e Ramiz Gokce, no Chipre.