



A tradição de grandes espetáculos no Natal de Curitiba muito provavelmente começou pelas apresentações do Coral de Crianças no Palácio Avenida, no Calçadão da Rua XV, que teve sua primeira edição em 1991, dentro de uma iniciativa do antigo banco paranaense Bamerindus.
Neste ano, as apresentações que atravessaram décadas chega à 34ª edição. Nesta sexta-feira (13) acontece o ensaio aberto, às 20h15, e nesta quinta (12) foi feito o teste de luzes na fachada do prédio. Neste ano, o espetáculo de Natal do Palácio Avenida tem o tema AbraLaços. As apresentações oficiais acontecem no sábado (14) e domingo (15), também às 20h15.
Com 90 crianças, entre 6 e 12 anos, o espetáculo mostra o poder dos laços que se abrem e dos abraços que se encontram, exaltando a força das conexões humanas. O repertório do espetáculo tem 14 faixas de músicas conhecidas de canções natalinas com outros ritmos.
A regência continua sob o comando da renomada maestrina Dulce Primo, que há 31 anos assina a direção musical do projeto.
Ao longo destes anos, o Coral passou pela promoção do HSBC, que comprou o Banco Bamerindus em 1997 e, depois acabou encampado pelo Bradesco em 2016. Ambas as instituições deram continuidade ao coral.
Até hoje, o espetáculo é um dos mais aguardados no Natal de Curitiba e costuma atrair 20 mil pessoas ou mais a cada apresentação.
Outros espetáculos
Nesta sexta-feira (13) também há outras opções de espetáculos abertos ao público. Nas Ruínas de São Francisco, o clássico balé O Quebra-Nozes estreou na noite de quarta-feira e a partir desta sexta o espetáculo terá duas sessões diárias: às 18h e às 20h até domingo.
Na Ilha dos Poetas, no Passeio Público, o Auto de Natal apresenta a tradicional dramatização da chegada dos Reis Magos à manjedoura. As apresentações seguem até 22 de dezembro, de quinta a domingo, sempre às 19h30.
Com o maior palco ao ar livre já montado no Natal de Curitiba e um elenco de mais de 50 artistas, o espetáculo Nosso Coração Está em Festa toma conta do Parque Barigui de quarta a domingo até dia 22 de dezembro. As apresentações acontecem às 19h30 e duas sessões aos sábados e domingos, às 19h30 e 21h, até dia 22.
Em meio às esculturas do artista paranaense João Turin, no Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, acontece um musical com orquestra e coro . O espetáculo segue em cartaz até domingo, sempre as 19h30.
Natal Solidário com o Padre Reginaldo Manzotti no Centro Cívico, sábado
O Natal Solidário da Associação Evangelizar É Preciso chega a 21ª edição neste sábado (14), a partir das 13h, comandado pelo Padre Reginaldo Manzotti, na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. A programação, que faz parte do “maior Natal gratuito do Brasil”, segundo a prefeitura da capital paranaense, conta com atrações como o Danilo Dyba e a banda Rosa de Saron.
O evento, que faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Paraná, terá uma programação especial com shows musicais, Terço, Santa Missa, Show Especial de Natal com atrações nacionais e momentos de muita emoção, Auto de Natal e entronização do Menino Jesus. Durante todo o evento, também haverá distribuição de alguns brindes para o público.
Como nos anos anteriores, o foco principal é a solidariedade. Quem doar 1kg de alimento ganhará uma vela para acender junto à família e iluminar a noite de Natal. As doações serão destinadas para instituições beneficentes e famílias carentes de Curitiba e região. Nesses 21 anos, toneladas de alimentos foram arrecadados.
Durante o Natal Solidário, será renovada a parceria entre a Associação Evangelizar É Preciso e a Pastoral da Criança, que atuam juntas no Projeto Abracei. Desde 2012, todos os meses são atendidas 10 mil crianças do Abracei em todo o Brasil. te das queimadas que afetam milhões de pessoas.
O show especial de Natal do Padre Reginaldo Manzotti começa às 19 horas.