Com o lançamento de O Irmão Alemão, de Chico Buarque, em fevereiro, a editora Companhia das Letras inicia sua operação em Portugal. Lá, ela será um selo da Penguin Random House Grupo Editorial – do qual faz parte – para publicação de obras de autores de língua portuguesa.

Além de Chico, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Fernanda Torres e Raphael Montes terão livros lançados neste primeiro ano. Os portugueses Afonso Cruz e João Tordo e o angolano Ricardo Adolfo também estarão no catálogo que será organizado por Clara Capitão, diretora do grupo no país.

A decisão deve refletir também no mercado editorial nacional, já que a Companhia das Letras, editora de José Saramago e Mia Couto no Brasil, quer mais lusófonos entre seus autores. Ainda em 2015 ela lança, aqui, A Biografia Involuntária, de João Tordo, conhecido do leitor brasileiro por obras publicadas pela Língua Geral e Leya.

“A Companhia agora chega a Portugal, para mostrar um pouco da sua cara, na terra de José Saramago e de tantos escritores que ligaram ainda mais nossos países. E por aqui será um pouco mais portuguesa, com a mesma alegria”, disse Luiz Schwarcz, fundador da editora, em comunicado.

“Poder trabalhar com uma chancela de tal prestígio é um sonho e uma responsabilidade. E também uma oportunidade para autores terem uma casa nos dois lados do Atlântico”, escreveu Clara Capitão.