Cultura HQ

Editora de quadrinhos de Curitiba traz versão ácida e visceral do Gato de Botas

Editada por Lycio Vellozo Ribas
GATO_CAPA

'O Gato de Botas'. Foto: divulgação / UB

‘O Gato das Botas’ é um conto de fadas de autoria do escritor francês Charles Perrault, publicado em 1697. Nele, três irmãos recebem a herança de seu pai. O mais novo deles ganha um gato que consegue mudar a vida do seu dono. A história será reeditada pela editora de quadrinhos curitibana Ultimato do Bacon.

A história vai ganhar uma versão ácida nas mãos do quadrinista Marcatti, que tem mais de 50 anos de carreira. Após sua primeira contribuição com a editora — ‘O Flautista de Hamelin’, em 2022 — Marcatti não quis parar por aí. Ele promeyte entregar uma versão ácida e visceral dos contos originais.

Marcatti reconta a história do gato que tornou o filho do moleiro no Marquês de Carabás através de astúcia, meias verdades e muita malandragem de forma muito fiel a história que conhecemos, mas sem deixar de lado o seu “humor de quinta série”, envolto de piadas críticas e mais profundas.

Com um traço impecável no bico de pena, cores que saltam da página e anacronismos que combinam o clássico com os tempos atuais, Marcatti não perdoa costumes, vícios e personagens desnudando os péssimos hábitos humanos, retratados na história em um cenário da Idade Média, mas que seguem até hoje na sociedade.

A 18ª Escafandro completa a terceira caixinha colecionadora da revista e terá o padrão clássico que consolidou a publicação – formato americano e 36 páginas coloridas em papel offset. A abertura da sua campanha, em catarse.me/escafandrogato, ocorreu no dia 11 de setembro, incluindo frete grátis para os primeiros apoiadores por tempo limitado. Vai até 26 de outubro.

Marcatti

Com quase cinco décadas de carreira, Marcatti é um dos principais nomes do quadrinho nacional. Sua principal criação é ‘Frauzio’, que surgiu em 2001 e atualmente é editada e publicada de forma independente pelo autor. Com mais de 160 títulos publicados, Marcatti teve seus trabalhos lançados pelas principais editoras do Brasil e pelas principais revistas de quadrinhos do país (dentre elas a ‘Chiclete com Banana’, ‘Mad’ e ‘Casseta & Planeta’). Recentemente, também é conhecido pela participação na publicação ‘Ménage’, em parceria com Laudo Ferreira e Germana Viana. Ganhou vários prêmios. Em 1988 recebeu o Troféu Jayme Cortez, do Prêmio Ângelo Agostini, em reconhecimento ao seu apoio aos quadrinhos locais. No ano de 2012, recebeu homenagem como Grande Mestre pelo Troféu HQMix. Em 2022, sua primeira Escafandro foi lançada – uma adaptação do conto ‘O Flautista de Hamelin’.

Escafandro

A Escafandro é uma série de HQs pulp que apresenta histórias fechadas e completas em cada edição. Mergulhando em diferentes gêneros, como terror, ficção científica, aventura e comédia, traz diversos autores e autoras com diferentes estilos e histórias a cada volume. Formato americano (17×25 cm), miolo em offset e capa cartão, cada revista é uma jornada única para aproveitar.