O escritor e dramaturgo londrinense, Mário Borotolotto, estará presente no Festival de Teatro de Curitiba deste ano com o relançamento de dois de seus livros clássicos. Mamãe Não Voltou do Supermercado e Para os Inocentes que Ficaram em Casa, esgotados há algum tempo, ganham uma nova edição pela editora Atrito Arte.
O relançamento será durante as sessões da Mostra Cemitério de Automóveis no Fringe. No entanto, os livros já estão em pré-venda na página da editora. Cada um dos volumes em separado custa R$ 50 e o pacote duplo sai por R$ 90.
Vencedor do Prêmio Shell de Melhor Autor por sua peça Nossa Vida Não Vale um Chevrolet, ele também estará presente na 33ª Edição do Festival com sua companhia de teatro, Cemitério de Automóveis, na qual já lançou mais de 30 peças ao longo de 43 anos.
Com um estilo “realista sujo” — com claras inspirações no beatinik americano —, Bortolotto se consolidou como uma referência da literatura independente no Brasil.
Nascido em Londrina, Bortolotto é escritor, dramaturgo, ator, roteirista, poeta, dono de um teatro e (de um bar), compositor e cantor da banda Saco de Ratos. Autor de dezenas de peças e livros, têm textos traduzidos para o francês, polonês e espanhol.
Mamãe Não Voltou do Supermercado é um romance que aborda o universo típico do autor: personagens marginalizados, fracassados, alcoólatras e desajustados, transitando por um cotidiano brutal e sem glamour. O livro se destaca por sua alta carga teatral, com diálogos rápidos e capítulos diretos.
“Mamãe não voltou do supermercado”, romance de estreia de Mário Bortolotto, foi lançado pela primeira vez em 1996. O evento de lançamento ocorreu em 29 de agosto de 1996 na Livraria Lido, em Londrina e contou com a participação da banda Cyclone Pill.
O livro teve uma segunda edição em 2006 pela editora Alaúde e agora a Atrito Arte cuida da terceira edição que será lançada pela primeira vez em Curitiba, no dia 1° de abril, no Wonka Bar.
Já os Inocentes que Ficaram em Casa é um livro de poesias que segue uma escrita ainda mais reflexiva e intimista. A narrativa acompanha um protagonista que lida com questões como envelhecimento, desilusões e a busca por algum sentido na vida, enquanto faz diversas referências ao rock and roll, paixão de Bortolotto, que também é criador da banda Saco de Ratos.
Cemitério de Automóveis
Os 43 anos da companhia Cemitério de Automóveis estarão em uma mostra especial comemorativa no Festival. Serão quatro espetáculos: Notícias de Naufrágios, Whisky e Hambúrguer, Deve Ser do Caralho o Carnaval em Bonifácio e Efeito Urtigão
A edição comemorativa será a primeira grande mostra da companhia durante uma edição do Fringe. O carro-chefe deste ano, Notícias de Naufrágios será apresentada no dia 2 de abril, às 21h, no Miniauditório Glauco Flores de Sá.
A peça mostra a trajetória de um homem que retorna à sua pequena cidade após 20 anos. Após deixar para trás a mulher grávida e uma filha que nunca conheceu, ele agora precisa arcar com as consequências de suas escolhas.