
Em seu primeiro concerto de 2025, a Orquestra Uninter fará uma apresentação gratuita e aberta ao público no Memorial de Curitiba. O grupo conta com 40 integrantes, incluindo colaboradores, professores, alunos e ex-alunos da instituição, além de músicos da cidade, sob a regência de Valentina Daldegan.
Apoiada pela Fundação Wilson Picler, a Orquestra Uninter tem a proposta de aproximar o público da música por meio de obras que fazem parte de seu imaginário, além de democratizar o acesso à música orquestral e valorizar a diversidade cultural. Para a maestrina, esta é uma forma de celebrar a cultura em suas múltiplas expressões, com acesso livre e em um espaço simbólico para a cidade.
Com um repertório que transita entre o erudito e o popular, a orquestra levará ao público clássicos da música brasileira e do cinema mundial. A apresentação terá inclusive harpa e canto, para abrilhantar o repertório que conta com:
- Missão Impossível (Lalo Schifrin)
- Família Adams (Vic Mizzy)
- Cinema Paradiso e Western Medley (Ennio Morricone)
- O tema de Superman (John Williams)
- Corta-jaca (Chiquinha Gonzaga)
- Carinhoso (Pixinguinha)
- Pela Luz dos Olhos Teus (Tom Jobim)
- Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
A apresentação incluirá ainda trechos da ópera Carmen, de Georges Bizet, com os movimentos Intermezzo, Habanera e Les Toreadors, em arranjo especialmente escrito para o grupo.
Orquestra Uninter
A Orquestra Uninter é formada por alunos, professores e colaboradores da universidade, assim como músicos de Curitiba e Região Metropolitana. Seus primeiros ensaios começaram em setembro de 2022. O grupo é regido pela maestrina e doutora em música Valentina Daldegan, que também é coordenadora de cursos de pós-graduação. Ela idealizou a orquestra ao lado do professor e clarinetista Willian Sales, com o objetivo de realizar apresentações culturais tanto na instituição quanto fora dela.
Serviço:
- Data: 17 de maio
- Horário: 11h
- Local: R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco, Curitiba – PR, 80020-170
- Entrada: Franca