Eric Clapton faz “guitarra cantar” em Curitiba durante primeiro show da turnê no Brasil

Rodolfo Luis Kowalski
4W3A9098

Foto: Hay Ramos

Eric Clapton iniciou nesta terça-feira (24 de setembro) sua turnê pelo Brasil, fazendo suas guitarras cantarem na Ligga Arena, em Curitiba. Com um set dividido entre canções tocadas em formato elétrico e acústico, Clapton apresentou um total de 18 músicas num show de 1h40 de duração, aproximadamente. O público foi de 30 mil pessoas, segundo a organização.

A apresentação de Clapton, a primeira no Brasil em mais de uma década, trouxe canções do lendário bluesman Robert Johnson, junto a clássicos como “Cocaine” (gravada originalmente por J.J. Cale) e “Tears in Heaven” (dedicada ao filho falecido do artista, Conor Clapton). Outros clássicos do músico de 79 anos, no entanto, acabaram ficando de fora, como ‘Wonderful Tonight’ e ‘Layla.

A despeito das ausências, o público (com gente dos mais diversos cantos do Brasil) cantou entusiasmadamente cada canção apresentada. Os presságios já foram bem bons, aliás, logo na abertura da noite, com a apresentação de Gary Clark Jr. (que depois voltou ao palco para encerrar o espetáculo ao lado de Clapton).

Primeiro show no Brasil em 13 anos

A passagem anterior de Eric Clapton pelo Brasil aconteceu em 2011, quando ele fez dois shows no Rio de Janeiro, uma apresentação em São Paulo e outra em Porto Alegre. Anteriormente, o artista já havia estado no país em 1990 e em 2001.

Agora, além da capital paranaense, ele também vai passar pelo Rio de Janeiro (em 26 de setembro) e por São Paulo (com apresentações marcadas para os dias 28 e 29 de setembro). Depois, segue para a Cidade do México (3 de outubro) e faz mais três apresentações nos Estados Unidos, encerrando a turnê no dia 12 de outubro, no Hollywood Bowl, em Los Angeles.

60 anos de carreira

A turnê que o artista faz pelo mundo é uma celebração de suas seis décadas de carreira. Uma trajetória que inclui, além de dezenas de álbuns, prêmios e estádios com ingressos esgotados e a aclamação inabalável da crítica por sua exibição consistente de trabalhos lendários com a guitarra.

Eric Clapton foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como membro dos Yardbirds, em 1992, como membro do Cream, em 1993, e como artista solo, em 2000.

O setlist em Curitiba previa as seguintes músicas:

Vídeo: colaboração