Escola de Curitiba recria clássico “O Mágico de Oz” em Festival de Teatro

Editado por Alana Morzelli
teatro

Divulgação

Reunindo cerca de 300 estudantes, a Escola Atuação recriou com suas turmas o clássico “O Mágico de Oz”. O evento aconteceu no Espaço Torres em dois dias de apresentações: na terça-feira (19) com a unidade Boqueirão e, na quarta-feira (20), com a unidade Santa Quitéria.

Cada turma assumiu um papel na jornada de Dorothy pela estrada de tijolos amarelos, incluindo personagens como o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. A proposta garantiu que todos os estudantes tivessem momentos de destaque no palco, em um espetáculo coletivo marcado por música, interpretação e criatividade.

De acordo com o professor de teatro, Matheus Rodrigo, a preparação envolveu diferentes níveis de desafio conforme a faixa etária. “Conforme a idade aumenta, também cresce a complexidade das marcações, coreografias e interpretações, garantindo um desafio estimulante para cada grupo”, disse. Ele destacou ainda o aprendizado por trás da montagem: “Nos ensaios, trabalhamos expressão corporal e vocal, memorização, interpretação, trabalho em equipe, criatividade, comunicação e autoconfiança. Foi um processo encantador, e o resultado emocionou as famílias”.

Para a diretora da Escola Atuação, Carolina Pereira Frizon, festivais como esse têm papel importante na formação das crianças. “O teatro amplia a capacidade de expressão, valoriza o coletivo e fortalece a confiança individual. É uma experiência que ultrapassa os palcos e acompanha cada estudante em sua vida escolar e pessoal”, afirmou.