img_0522
Escola de Dança Teatro Guaíra promove aulas especiais com os pais dos alunos Foto: Katna Baran

A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) promoveu, nesta semana, aulas especiais em celebração ao Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (10). A atividade já é uma tradição na instituição e tem como objetivo aproximar as famílias da rotina artística dos alunos, fortalecendo os vínculos afetivos e valorizando os processos de aprendizagem.

“Esses momentos são muito importantes para nós. A adesão é sempre grande, tanto nas aulas para as mães quanto para os pais. É uma forma de aproximar a família da escola e os alunos dos pais. É um momento muito bacana”, afirma Larissa Pansera, diretora da EDTG.

Neste ano, as turmas apresentaram trechos do conteúdo trabalhado ao longo do primeiro semestre, com demonstrações de balé clássico, dança contemporânea e estudos do movimento. As aulas foram adaptadas para que os pais pudessem assistir a recortes do cotidiano dos filhos em sala.

Para muitos familiares, é uma oportunidade rara de ver de perto o esforço e a dedicação dos estudantes.

“É bem diferente do que estamos acostumados. Normalmente, só trazemos eles e assistimos ao resultado final nas apresentações. Não temos ideia de quanto ensaiam e de todo o conhecimento que estão adquirindo aqui. É bem emocionante”, relata Adriano Kotsan, pai de Clara, de 13 anos.

Além de proporcionar esse contato direto com o processo formativo, a experiência também estreita os laços entre pais e filhos. “Acho importante o Teatro Guaíra proporcionar esse tipo de vivência. É um dia especial, em que nos organizamos para estar aqui com eles. Para nossos filhos, também é marcante esse momento em que todo mundo está junto”, completa Kotsan.

Carlos Alberto Santos, pai da aluna Hannah, de 14 anos, também participou da atividade. “Ela faz balé há cinco anos e sempre acompanho. Fico muito emocionado de vê-la dançar e de saber que está inserida nesse meio artístico que ela tanto gosta”, compartilha.

Sobre a EDTG

Com 69 anos de história em 2025, a Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra. Oferece um curso completo com sete anos de duração, do nível preparatório ao aperfeiçoamento, com aulas de balé clássico, dança contemporânea e estudos do movimento.

Atualmente, a EDTG atende cerca de 110 alunos e é uma das poucas escolas de dança públicas do país, mantida pelo Governo do Estado do Paraná. O ingresso é realizado por meio de processo seletivo — o próximo está previsto para fevereiro de 2026. Os editais serão publicados em meados de outubro de 2025.