
Estudantes do Ensino Fundamental (6º, 7º e 8º anos) do Colégio Unidade Polo, de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, viverão um concerto didático no próximo dia 19 de junho, com uma apresentação da Orquestra Novva.
Ao todo, 650 estudantes do Colégio poderão acompanhar essa “aula” ao vivo, vendo de perto uma orquestra e percebendo a combinação dos sons, os timbres de cada instrumento, as dinâmicas sugeridas em cada peça pela condução do maestro e a sonoridade do grande grupo.
- Espetáculo “Gilda, a candidata das mulheres!” entra em cartaz no Teatro de Bolso, em Curitiba
- Escritora lança livro infantil que retrata a imigração italiana no Paraná
Paulo Tosin, diretor do Colégio, conta que todos estão com grandes expectativas. “Sempre tivemos interesse de proporcionar aos alunos o contato com a cultura erudita e a música de todas as formas e espectros possíveis, no intuito de atender da melhor forma possível as diferentes culturas presentes na atmosfera escolar. Fomos procurados pelo maestro da Orquestra Novva após indicação de um professor que leciona em nossa instituição e ficamos empolgados”, afirma. Neste ano, o Colégio está completando 50 anos, então a apresentação também será uma forma de celebração do aniversário.
O maestro Gabriel Hermes destaca que os membros da Orquestra também estão ansiosos. “É uma oportunidade de democratizar o acesso à música erudita. Uma vivência assim fascina os jovens e desperta o gosto de muitos pela música clássica”, explica.
O que é um concerto didático?
É uma oportunidade de mostrar à plateia a importância de um conjunto musical. Além da harmonia entre os instrumentos, os destaques deste ou daquele grupo, a dinâmica de cada música e muitos outros detalhes. Ou seja, os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre uma orquestra.
A Orquestra Novva é conhecida por misturar músicas clássicas e contemporâneas no repertório, o que faz com que a curiosidade dos estudantes fique realmente aguçada. “O concerto didático será uma experiência marcante para eles e também para nós, que poderemos proporcionar momentos de descontração e cultura”, explica. O concerto didático faz parte das ações previstas nas metas da Orquestra para este ano.
A Orquestra
A Orquestra Novva foi criada em 2019 pelo maestro Gabriel Hermes, com a intenção de levar ao grande público apresentações de composições clássicas e contemporâneas, da música erudita e popular. Nesses seis anos de história, mais de 15 mil pessoas já acompanharam os trabalhos da Orquestra, assistindo presencialmente aos concertos e acompanhando o grupo nas redes sociais.