Cultura “Miau, Clara canta para as estrelas”

Escritora curitibana lança livro com sessão de autógrafos, bate-papo e pocket show musical-literário

Editado por Mario Akira
escritora curitbana

“Miau, Clara canta para as estrelas” (Divulgação)

No dia 25 de outubro, a Biblioteca Pública do Paraná recebe o lançamento do livro infantil “Miau: Clara canta para as estrelas”, de Bárbara Trelha, com sessão de autógrafos, bate-papo e pocket show musical-literário.

O evento convida o público infantil e suas famílias a uma experiência sensorial e poética, onde literatura, música e imaginação se entrelaçam. A autora apresenta a obra em formato de pocket show, recriando o universo de Clara — uma menina que aprende a cantar para as estrelas e, ao mesmo tempo, para o mundo.

Datas e locais:
Sessão Infantil da BPP — 25 de outubro, às 9h
Auditório Paul Garfunkel (BPP) — 28 de outubro, às 15h30

Sobre o livro
Título: Miau: Clara canta para as estrelas
Texto: Bárbara Trelha
Ilustrações: Meliza Machado
Formato: Brochura | 38 páginas | Versão digital + audiolivro

O livro conta a história de Clara, uma garota que supera seus medos com ajuda do seu gato. Clara entende no decorrer da narrativa, a importância dos sonhos. Clara, no início da história tinha vergonha de cantar para as pessoas e preferia cantar para as estrelas.

Fazendo parte de uma família musical, ela é encorajada por seu gato de estimação a convidar seu irmão guitarrista e colegas da escola para formar uma banda e se apresentar na mostra de trabalhos.

Trata-se de um livro musical, que inclui partitura e letra da canção composta pela protagonista, convidando leitores e educadores a explorarem a relação entre som, palavra e imagem.

As ilustrações de Meliza Machado ampliam a narrativa de forma poética — ora em pequenas inserções sutis, ora em páginas duplas imersivas.

Resultado de um projeto de pesquisa em Artes, o livro busca potencializar o trabalho de professores das séries iniciais e da educação infantil, propondo um diálogo entre literatura, música e processos criativos.

Pocket show “Miau, Clara canta para as estrelas”
A performance ao vivo mistura narração, canções e interações com o público infantil. A narrativa do livro é costurada por novas histórias sobre animais de estimação e as relações afetivas entre crianças e seus bichos, transformando o palco em um espaço de imaginação, canto e brincadeira coletiva.

Sobre a autora Bárbara Trelha
Nascida em Curitiba, Bárbara Trelha é licenciada em Música pela UFPR, bacharel em Musicoterapia pela FAP e mestre em Artes pela UDESC.

Artista multidisciplinar, transita entre música, literatura e palhaçaria hospitalar, expressando sua poética no movimento, no som e na palavra.

Seu atual projeto literário mergulha em suas raízes indígenas, revisitando memórias com sua avó Maria, descendente dos Charruas.

Foi semifinalista no Prêmio Rádio MEC 100 anos (2023) na categoria Infantil, além de receber menção honrosa no Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody (2006), Vencedora de melhor clipe musical no Salão Internacional de Artes Paris, 2024 pelo Galleryspt.

Sua criação se destaca pela intimidade com o universo lúdico, pela musicalidade da linguagem e pela forma como transforma narrativas autobiográficas em obras sensíveis e universais.

⚠ Comunicar erro