
A jornalista, atriz e escritora Lilyan de Souza lança, nesta sexta-feira (22), às 17h, seu novo livro ‘Filipina e Filomena, duas gatas bem pequenas’. O evento será realizado na Casa da Leitura Wilson Bueno, anexa ao Museu Municipal de Arte (MUMA); na Av. República Argentina, 3430, Portão, Curitiba-PR.
Além da sessão de autógrafos, haverá bate-papo com o público e uma intérprete de libras para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência.
O evento tem entrada franca e o livro infanto-juvenil será distribuído gratuitamente aos participantes do encontro. Para garantir o exemplar é preciso retirar uma das 100 senhas que serão entregues no local, a partir das 16h.
Fofura de enredo
A temática é “repleta de fofura” e aborda o cotidiano das gatas Filipina e Filomena, que são pequenas no tamanho, mas enormes em personalidade. Ao longo das páginas, o leitor vai acompanhar a convivência dessas ‘amigas inseparáveis’, suas brincadeiras, manias, ronronados e seus esconderijos inusitados.
Inspirado em histórias reais e em laços de afeto com os bichinhos de estimação, o livro faz um convite para crianças e adultos enxergarem a beleza dos gestos simples e o amor profundo que os animais podem despertar em seus tutores e naqueles que os acompanham.
Segundo a autora, “o texto poético associado às ilustrações acolhedoras de Edson Macalini, ao design criado por Kátia Vilagra e a produção de Cristiano Nagel transformam a obra num verdadeiro ‘colinho literário’; daqueles que aquecem o coração”.
Homenagem e boas-vindas
Escrito em 2020 – durante a pandemia e enquanto a gata Filipina lutava contra um câncer, que resultou na amputação de uma das patas – o livro retrata com delicadeza as observações de Filomena; que acompanhou todo o processo de recuperação de sua “irmã mais velha”.
“A Filó não desgrudava da Pina e estava sempre pronta para distrair a companheira com brincadeiras e lambidas. Após muitas batalhas, a Filipina nos deixou em 2022. Foi uma grande tristeza para todos”, explica Lilyan de Souza.
Ao ver a consternação tomar conta de Filomena, eis que a autora se depara com uma gatinha preta e branca, abandonada em Curitiba. “Resolvemos adotá-la. E foi assim que a Ofélia entrou em nossas vidas, no começo de 2023. Filomena voltou a ter companhia e logo aprontava suas ‘doces travessuras’, que retratam a verdadeira amizade e a pureza de sentimentos entre quem se gosta”, conta a autora.
Visitas às escolas públicas
Para ampliar a difusão desta obra, da literatura e como incentivo à leitura, a jornalista, atriz e escritora Lilyan de Souza vai realizar diferentes encontros com estudantes de escolas públicas de Curitiba, logo após o lançamento do dia 22 de agosto.
As ações incluem bate-papos, trocas de ideias e muita animação. Já as escolas públicas vão receber gratuitamente um kit de livros com exemplares dessa e de outras obras de literatura infanto-juvenil escritos pela mesma autora.
O projeto do livro ‘Filipina e Filomena, duas gatas bem pequenas’ foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Com o intuito de ampliar ainda mais o universo de leitores e promover o acesso aos que dominam o sistema de escrita e leitura tátil – usado por pessoas cegas ou com baixa visão, que permite a transcrição de textos, números e símbolos em relevo -, por meio do QR CODE https://www.youtube.com/watch?v=56luurWX_nk é possível conhecer o enredo da obra em audiolivro e em braile.
Sobre a autora
Lilyan de Souza é jornalista, atriz, escritora, diretora teatral, produtora cultural, mediadora de leitura, contadora de histórias e pós-graduada em Escrita Criativa e Produção Literária. Atua na área do incentivo à leitura, livro e literatura desde 2006.
Serviço
- O que: Lançamento do livro ‘Filipina e Filomena, duas gatas bem pequenas’, bate-papo e sessão de autógrafos com a autora Lilyan de Souza
- Quando: Sexta (dia 22/08), às 17h, com intérprete de libras
- Onde: Casa da Leitura Wilson Bueno, que fica anexa ao Museu Municipal de Arte (MUMA); na Av. República Argentina, 3430, Portão, Curitiba-PR
- Quanto custa: gratuitamente aos participantes do encontro, mas para garantir o exemplar deve-se retirar uma das 100 senhas entregues no local, a partir das 16h.