Escritora lança livro infantil que retrata a imigração italiana no Paraná

O público alvo é infanto juvenil, mas a literatura se propõe a crianças de todas as idades (inclusive adultos

Redação Bem Paraná
italiano

Reprodução

A escritora Renata Baglioli vai lançar no próximo sábado, dia 22 de junho, em Curitiba, o livro O Homem de Modelar, que retrata a imigração italiana. A história é sobre uma família de descendentes de imigrantes italianos que se mudou para Curitiba. 

Leia mais

A imigração italiana para o Paraná é retratada de forma afetuosa por meio da figura do avô Filippo. O narrador conta que ele veio da Itália fugindo da Segunda Guerra Mundial e adotou o Brasil como seu país, onde teve a oportunidade de criar sua família. 

As histórias do avô Fillipo

O avô Filippo tem papel fundamental na vida de Mateo, o personagem principal que cresceu ouvindo palavras em italiano e as histórias contadas pelo avô sobre a vinda do exterior a Antonina e posterior escolha de Curitiba para residir.

“Como escritora, posso dizer que todas as histórias têm algo (ou muito) baseado na vida real. No caso dessa obra, o pano de fundo é a imigração italiana no Paraná e nisso me baseei na história de vinda de meus bisavós do lado paterno para cá (Litoral e Capital). Além disso, a obra aborda as dinâmicas familiares e suas modulações, e nisso, também trago muito da minha vivência em uma família de descendentes de italianos”, comenta a escritora. 

Mateo, il bambino, é criado por seu avô Filippo. Ele não conheceu o pai e sonha com o Homem Sem Rosto. De dia, tenta preencher esta figura fazendo desenhos com massinha de modelar e soltando pipa com o avô. A temática é a dinâmica de muitas famílias (brasileiras, italianas, do mundo todo), em que o bambino cresce sem conhecer o pai e é criado por outros entes da família.

O público alvo é infanto juvenil, mas a literatura se propõe a crianças de todas as idades (inclusive adultos). A escritora busca fomentar a conexão com a comunidade ítalo-brasileira e a prática do idioma italiano.

150 anos da Imigração italiana

O livro comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Em Curitiba, os italianos chegaram em 1872 e, em 1878, criaram a colônia Santa Felicidade. Os oriundos do norte da Itália eram, em sua maioria, operários, artesãos, profissionais especializados e comerciantes. Os do sul dedicavam-se à lavoura e introduziram novos implementos agrícolas.

Serviço

Lançamento do livro O Homem de Modelar

Quando: 22 de junho (sábado)

Onde: Livraria Telaranha (Ébano Pereira, 269 – Centro de Curitiba) 

Horário: das 10 às 14 horas