
O espetáculo “Gilda, a candidata das mulheres” entra em cartaz no Teatro de Bolso de Curitiba a partir do dia 20 de junho.
Leia mais
- Em entrevista, Paulo Betti fala sobre espetáculo em Curitiba e momentos marcantes da carreira
- Morre a atriz francesa Jacqueline Laurence, aos 91 anos
Gilda, é candidata a vereadora pelo PMSH, o Partido da Mulher Sem Homem. No espetáculo ela está em plena campanha política e vai a campo, desconstruindo, de forma cômica e bem-humorada o status quo social de que mulher só tem valor, ou só tem futuro se tiver um homem ao seu lado. A personagem a todo momento, traz, com ousadia e muito humor, os tabus acerca do que é ser mulher, ainda hoje, em 2024, pela cartilha social. Dinâmico, interativo, divertido. É um espetáculo atrevido, ousado, e inspirador.
A peça é uma cutucada na sociedade patriarcal em que vivemos, que preconiza que mulher sem um homem não tem futuro, ou não tem valor. Então, Gilda, cria um partido onde a mulher tem um homem se quiser, se isso a fizer feliz. Senão, não! O PMSH, tem cada vez mais adeptas. No espetáculo ela está em plena campanha política e vai a campo, desconstruindo, de forma cômica e bem-humorada o status quo social de que uma mulher “largada” é apontada como incompetente, ainda que não claramente.
Gilda, a candidata das mulheres! tem linguagem debochada
O Espetáculo tem uma linguagem debochada, escrachada e até certo ponto ingênua e com duplo sentido, porque aborda temas tabus ainda hoje, como a sexualidade feminina. E a Gilda passa o espetáculo todo, dentro da linguagem cênica e metafórica, exaltando com louvor e dignidade a sexualidade feminina, o quanto a mulher é soberana sobre seu corpo e suas vontades.
Ela é dona dos seus ideais. A dramaturgia pontua, no lugar certo o riso, e a trajetória humana da personagem e seu olhar para si mesma. Mas, não é um texto de riso fácil. Não. Não há superficialidade nas piadas. É uma proposta cênica que exige inteligência, sensibilidade e percepção do espectador. Ah, e claro, uma pitada de bom humor e espirituosidade. É necessário um olhar mais atento e expandido para enxergar além do que realmente estamos mostrando no espetáculo. Mas, o mais importante, é que a diversão e a risada e leveza estão garantidas!
Equipe
Texto: Alíne Valencio
Direção: Davi Arce
Elenco: Alíne Valencio
Produção: Aline Valencio.
Patrocínio: Soy Loco Por Ti.
Parceiros: Teatro de bolso Curitiba e LAB Produções.
Apoiadores: Victoria Pães e Confeitos, Ikos Bem- Estar íntimo, Casa de Couros Schmuk Casa de Couros, Sil Salão de Beleza, e Café do Teatro. Realização: Avoar Produções Artísticas.
Serviço:
Quando: De 20 de junho à 7 de julho. Quinta à domingo: Quinta à sábado 20 hs e domingos 19 hs.
Onde: Teatro de Bolso Curitiba (R. Itupava, 1299 – Hugo Lange)
Ingressos AQUI