Divulgação

Um espetáculo infantojuvenil com canções do paraibano Chico César (compositor de músicas como “Mama África”, “À Primeira Vista” e “Deus Me Proteja de Mim”), Papagaio é uma montagem feita por artistas do grupo curitibano Nanna Núcleo de Criação. Com texto de Cacilda Povoas, a dramaturgia tem como ponto de partida a narrativa de contos de que têm em comum a visita de um príncipe encantado em um papagaio. 

Baseado em contos de Ítalo Calvino, Angela Carter e Câmara Cascudo, o musical Papagaio é um tipo de telefone sem fio, com histórias que foram passadas de geração em geração, de boca em boca, sempre se transformando numa nova narrativa, com confusões divertidas e criativas. Com uma narração cantada, muita interpretação e dança, a história vai sendo contada de várias formas de acordo com as diferentes visões dos personagens.

A direção do espetáculo é de Nanna Mercury, uma das fundadoras da famosa escola de musicais Projeto Broadway, além de ser bailarina, atriz, cantora e diretora de cinema. Nanna, que antes assinava Giovana Póvoas, tem mais de 20 anos de experiência artística, tendo no currículo grandes apresentações com Daniela Mercury e formação na prestigiosa New York Film Academy e no Instituto Stanislavsky. “São treze atores, cantores, músicos, bailarinos e acrobatas em cena trazendo um tempero nordestino muito bem-humorado para o Paraná através das canções de Chico César”, celebra Nanna ao falar do espetáculo. 

O conto de fadas tradicional perde espaço para um espetáculo lúdico, engraçado, criativo e surpreendente, que desafia os conceitos que já vimos em espetáculos infantojuvenis, contando as mesmas histórias com um jeito completamente original. 

O espetáculo Papagaio estreia no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, com duas sessões no Teatro Zé Maria Santos, em Curitiba, às 16h e às 19h. Imperdível. 

Papagaio nos lembra da magia e da imprevisibilidade que envolvem a arte de contar histórias. É Papagaio porque sabe voar.

O espetáculo Papagaio tem produção independente do Nanna Núcleo de Criação com o apoio das empresas parceiras: Serra Verde Express, Prata Fina, Paulo’s Malhas, Escola Parlenda, Padaria América e Na Casa Delas Café e Restaurante.

Serviço:

PAPAGAIO

Data: 12 de outubro

Horário: 16h e 19h

Local: Teatro Zé Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655, São Francisco, Curitiba/PR)

Classificação: Livre

Valor ingresso: R$ 60,00 / R$ 30,00

Meia-entrada para estudantes, professores e idosos.

Ingressos pelo site Serra Verde Express

Ficha Técnica:

Direção Geral: Nanna Mercury 

Direção Musical: Rosane Jorge

Dramaturgia: Cacilda Povoas

Músicas: Chico César

Direção de Arte: Ignacio Hervas

Cenário e Desenho de Luz: Giovanne Simão

Produção: Lucille Amaral

Assistência de Produção: Lua Alice

Assistência de Direção: Ana Elisa Marques

Comunicação: Monique Benoski e Margheurita Dissá

Assistência de Comunicação: Lua Karam

Figurinos: Luísa Teles,Pedro Good e

Vanusa Ramilio

Costura: Bete Zyk

Elenco Nanna Núcleo:

Ana Elisa Marques

Bié Morais

Fernanda Zinger

Gabriela Terzian

Luana Akemi

Lua Karam

Madu Forti

Margheurita Dissá

Marilia Pereira

Matheus Gonzales

Monique Benoski

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O texto original foi escrito a partir de contos de autores conhecidos, como Ítalo Calvino, Angela Carter e Câmara Cascudo. Todos os contos são versões da mesma história que, assim como um telefone sem fio, foram passadas de geração em geração, de boca em boca, e acabaram se transformando. A brincadeira do espetáculo Papagaio é justamente essa. Com uma narração cantada, muita interpretação e dança, a história vai sendo contada de várias formas de acordo com as diferentes visões dos personagens.

Para a dramaturga Cacilda Povoas, “é uma grande alegria saber que Papagaio está inspirando novos atores e atrizes! Espero que este elenco se divirta com o espetáculo e contagie o público com essa história de contar história”.

De acordo com Chico César, compositor da trilha original do Papagaio e de grandes sucessos brasileiros como “Mama África”, “Estado de Poesia” e “À Primeira Vista”, “é gratificante levar um trabalho originalmente nordestino para o Sul do Brasil e ver que está nas mãos de um elenco tão apaixonado por disseminar arte como este”.

A diretora Nanna Mercury relata que o projeto está em suas mãos desde 2015 e que esperava o momento certo, com as pessoas certas, para tirá-lo do papel. “É a realização de um sonho montar esse espetáculo. Estou muito feliz por trazer  ao palco o resultado de um trabalho de laboratório e experimentação com o Nanna Núcleo de Criação. Além disso, eu amo as músicas de Chico César e adoro como Cacilda deu voz a diferentes personagens femininas que são heroínas e narradoras da sua própria história. É  Papagaio porque sabe voar”, conclui.