sem-titulo-0644-copiar_53621339700_o
Foto: Maringas Maciel

Entre os dias 9 e 10 de agosto, o espetáculo Kraken, apresentado pelo grupo Cia Ká de Teatro chega ao Teatro José Maria Santos. A montagem propõe uma experiência de teatro físico, com ênfase no desgaste real dos corpos em cena. Dirigido por Caio Frankiu e produzido por Kelvin Millarch, a obra é assinada por um elenco de oito performers e investiga os impactos do trabalho excessivo e da pressão produtivista sobre o corpo humano.

Inspirado em linguagens como butoh, dança contemporânea e funk, Kraken mergulha nas camadas subjetivas da Síndrome de Burnout e da alienação no ambiente de trabalho, construindo imagens que oscilam entre o onírico e o brutal. O cenário é marcado por um andaime, ativado em cena como metáfora para o ciclo de ascensão e queda dentro das estruturas sociais e laborais. 

A encenação parte de uma noite em um escritório aparentemente vazio. Aos poucos, o ambiente se transforma e revela os efeitos do excesso de trabalho sobre o corpo humano. A dramaturgia se desenvolve por meio de movimentos repetitivos, exaustão física e imagens que exploram o impacto da produtividade constante no cotidiano. A peça é dividida em três atos e apresenta ações que se relacionam com a rotina do ambiente corporativo, a tentativa de fuga e o caos instaurado por uma lógica de esvaziamento contínuo. A água, presente fisicamente no palco, atravessa essas fases como símbolo de ruína e reinício.

Kraken convida o público a reconhecer nos corpos em exaustão um reflexo de si mesmos, como engrenagens de um sistema que consome energia vital em troca de produtividade.

O elenco é formado por Anna Wantuch, Beatriz Marçal, Bruno Sanctus, Caio Frankiu, Dani Rocha, Danilo Gomes, Gabbiel, Lígia Petri e Thayna Bressan. A luz é de Ike Rocha e a operação de som é realizada por Kelvin Millarch. 

Sobre a CIA KÀ

Com sede na cidade de Curitiba (PR) a CIA KÀ DE TEATRO foi fundada por Caio Frankiu e Kelvin Millarch em 2019 com o compromisso de levar ao público obras que remetem ao cotidiano, ao simples, ao que faz sentido para quem reserva um tempo da sua vida para prestigiar a arte e o artista. A Cia KÀ de Teatro é uma companhia independente, formada por 30 integrantes apaixonados pela promoção da arte, mesmo diante de desafios financeiros. Reconhecida por sua excelência, a companhia recebeu diversos prêmios, entre eles, um de destaque em Cultura e Divulgação na cidade de Curitiba, em 2023, pela Câmara de Vereadores da cidade, destacando-se por sua contribuição significativa para o cenário artístico local. Além de sua dedicação artística, a Cia KÀ de Teatro também se destaca por seu engajamento social. Em 2023, a companhia teve um papel fundamental na proposição e aprovação do projeto de lei que reconhece o dia 27 de janeiro como o Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra no Paraná, uma iniciativa que celebra e reconhece a importância da mulher negra na história e na cultura paranaense.

Serviço
Kraken
Data: 09 e 10 de agosto (sábado e domingo), às 20 horas
Local: Teatro José Maria Santos – R. Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba (PR)
Tempo de duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação: 17 anos
Especificações do espetáculo: Teatro
Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia-entrada) 
Vendas: DiskIngressos ou 1h antes das sessões, na bilheteria do Teatro José Maria Santos

Informações: 
Ficha Técnica:
Direção: Caio Frankiu
Dir. Produção: Kelvin Millarch
Elenco: Anna Wantuch, Beatriz Marçal, Bruno Sanctus, Caio Frankiu, Dani Rocha, Danilo Gomes, Gabbiel, Lígia Petri, Thayna Bressan.
Luz: Ike Rocha
Operador de Som: Kelvin Millarch
Fotos: Maringas Maciel