Cultura Reformador

Exposição biográfica de Janusz Korczak entra em cartaz

Redação Bem Paraná
Sem título

Foto: Divulgação

“Não se pode deixar o mundo tal como ele é”. Esta é a principal mensagem da mostra “Reformador do Mundo”, que será exposta pelo Museu do Holocausto de Curitiba no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na capital paranaense, entre os dias 25 de novembro e 9 de dezembro de 2024. A exposição ficará no hall do prédio do Departamento de Engenharia Química (DEQ). A exposição é inteiramente dedicada à vida e obra do médico, pedagogo, ativista social, escritor, jornalista e defensor dos direitos das crianças Janusz Korczak.

Leia mais

A mostra, organizada mundialmente em 2012 pelo Ministério de Relações Exteriores da Polônia em razão do “Ano de Korczak”, foi integralmente doada dois anos depois ao Museu do Holocausto de Curitiba pelo Consulado-Geral da Polônia em Curitiba.

Exposta novamente após dois anos da última exibição, a mostra integra a programação da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) e continuará disponível por uma semana após o fim da SIEPE.

A exposição é composta por 21 painéis que mesclam fotos de arquivo com informações sobre o autor, trechos de suas obras e citações de diversas autoridades sobre Korczak. As fotos e o material utilizado foram cedidos pelo Museu Histórico de Varsóvia, pela Fundação “Korczakarium”, pela Associação Polonesa Janusz Korczak e pelo Guetto Fighters’s House Museum (Lohamei HaGuetaot) em Israel. Em Curitiba, foram incluídos dois quadros da artista plástica polonesa nascida no Brasil, Heliana Grudzien.

Oficina sobre Janusz Korczak

O departamento pedagógico do Museu do Holocausto de Curitiba, em parceria com um projeto de extensão da UFPR, promoverá uma oficina durante a SIEPE. Chamado de “Projeto de Extensão Ensino de História: Diálogos e Possibilidades”, o objetivo é desenvolver ações de formação, produção e divulgação de proposições didáticas que contribuam para uma consciência histórica mais elaborada e fundamentada, além de um ensino crítico e significativo.

A oficina será realizada no dia 29 de novembro, das 8h às 12h, na sala EQ03, no mesmo prédio. Lá, os visitantes da exposição poderão tirar dúvidas sobre a iniciativa e o legado de Korczak. Neste ano, o projeto produziu sequências didáticas com os temas do Holocausto e da ditadura militar, a partir de filmes e fontes relacionadas.

Serviço:

Exposição
“Reformador do Mundo: Reformar o Mundo é Reformar a Educação”
Visitação gratuita de 25 de novembro a 9 de dezembro de 2024.

Local: Universidade Federal do Paraná, Centro Politécnico, Departamento de Engenharia Química (DEQ).
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba, Paraná.

Horários de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Oficina aberta: dia 29 de novembro, sexta-feira, das 8h às 12h, na sala EQ03. “Projeto de Extensão Ensino de História: Diálogos e Possibilidades”.