Gustavo_1
Divulgação

Sucesso por onde passa, a exposição “Caminhos do Encantamento” acaba de desembarcar em Curitiba, onde ficará aberta ao público até o dia 20 de outubro, na Biblioteca Pública do Paraná, com figurinos incríveis criados pelo artista visual Gustavo Krelling a partir de materiais reciclados.

Antes de chegar ao novo destino com seu formato completo, a mostra passou pela cidade de Uberlândia; pela Luka Art Gallery, que funciona dentro do Palácio Biester, na cidade de Sintra, em Portugal, na cidade de Sintra; e pela Casa Monsenhor Celso, na cidade de Paranaguá, no litoral paranaense. Em 2021, a exposição teve figurinos exibidos no Teatro Guaíra, em Curitiba, mas agora retornou com diversos novos trabalhos.

A proposta da exposição “Caminhos do Encantamento”, que faz parte da programação oficial do festival de teatro infantil “Era uma vez, eram duas… Eram três”, é proporcionar uma imersão no universo mágico dos contos de fadas a partir da recriação de figurinos de personagens clássicos da literatura infantil. “As peças dessa exposição são uma grande brincadeira de ressignificação de materiais e uma permissão para invenção de infinitas possibilidades. A Chapeuzinho Vermelho, que vai levar doces na vovozinha – como na canção de Braguinha – aparece com um traje todo feito de embalagens de doces na cor vermelha. A Bruxa, de João e Maria, que atraia as crianças para dentro de sua casa de doces, aparece com um colar feito de colheres de pau, mangas e avental feitos com papel de bala e cabelo de palha de vassoura”, destaca Gustavo Krelling, que desenvolveu as peças em parceria com sua fiel costureira Glaci de Jesus.

_MG_8958 (00000002)

Com foco na sustentabilidade, os figurinos foram desenhados em croquis e confeccionados a partir de materiais reciclados, como mangueiras de jardim, sacos de lixo, palha, sacos de café, refugos de couro e tecidos, caixas de remédios, embalagens de alimentos, rolos de papel higiênico, garrafas PET e plásticos diversos. A exposição convida o público de todas as idades a revisitar histórias conhecidas com um novo olhar, que une impacto visual, criatividade e reflexão sobre o consumo e o meio ambiente.

Após dezenas de trabalhos entre figurinos para musicais, performances, óperas e exposições, Gustavo tem em sua bagagem um repertório único e tem como foco arriscar em dialogar com a indumentária através de materiais alternativos de reuso. “Meu compromisso estético é para que o público entre no universo fantástico das personagens. Os visitantes podem esperar um momento de encantamento e descoberta de inúmeras possibilidades dos materiais, além de encontrarem alguns dos personagens favoritos de seus contos de fadas”, revela o artista.

10 figurinos com materiais reciclados

Ao todo, a exposição na Biblioteca Pública do Paraná conta com 10 figurinos expostos: Bruxa (João e Maria), Pé de Feijão, Fada Madrinha (Cinderela), Madrasta (Cinderela), Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Pequena Sereia, Príncipe Encantado, Espantalho (O Mágico de Oz), e Fada Primavera (A Bela Adormecida).

Entre os destaques da mostra com roupas feitas com materiais reciclados está o figurino da Pequena Sereia, confeccionado especialmente para a temporada portuguesa, que leva colheres de plástico e garrafas pet; e o Pé de Feijão, feito com mangueiras de jardim, espumas e tubos corrugados pintados, e peneiras de cozinha.

Sobre o artista Gustavo Krelling

Gustavo Krelling, de 37 anos, é artista visual, figurinista e aderecista. Atuou por mais de uma década na preparação de escolas de samba do Rio de Janeiro e assinou figurinos para espetáculos de teatro, óperas e musicais. Em 2014, recebeu o prêmio Novíssimos Figurinistas, promovido pelo Núcleo de Traje de Cena da Universidade de São Paulo (USP) e pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda. Já em 2021, venceu o Rio Webfest na categoria de melhor websérie educacional brasileira, com “O Fantástico Ateliê do Gu”, em parceria com o diretor Jorge Farjalla. Atualmente, é um dos proprietários da marca curitibana Tutu Ateliê de Sapatilhas, especializada em sapatos artesanais.

]A mostra “Caminhos do Encantamento” ficará em cartaz até o dia 20 de outubro, na Biblioteca Pública do Paraná. Os trabalhos podem ser visitados gratuitamente de segunda a sexta, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h. Existe a possibilidade de agendar visitas guiadas para grupos mediante solicitação pelo e-mail [email protected]. A exposição faz parte do projeto “Era uma vez, eram duas… Eram três”, que conta com produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio master das empresas: TCP, Havan, Sideral Linhas Aéreas e Cattalini. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Para mais informações, acesse o site.